Chuveiro de emergência

Chuveiro de emergência

Chuveiro de emergência
Chuveiro de emergência
Chuveiro de emergência

Chuveiro de emergência

Nas zonas onde são manipulados líquidos agressivos ou inflamáveis, existe sempre um risco de acidente e, por conseguinte, o de uma possível contaminação dos olhos com substâncias perigosas para a saúde. Os chuveiros de emergência são uma rápida ajuda como primeira medida de emergência, sendo obrigatórios em muitas áreas de trabalho de acordo com a lei de prevenção de Riscos laborais e com o Regulamento de Armazenamento de Produtos Químicos. A DENIOS fornece:

  • Chuveiros lava-olhos
  • Chuveiros de corpo
  • Combinações de chuveiros de emergência
  • Garrafas lava-olhos

 

Chuveiros lava-olhos da DENIOS para a indústria e laboratórios

No caso de queimaduras nos olhos (por exemplo aquando do contacto com ácidos ou soluções alcalinas) é preciso enxaguar imediatamente com um chuveiro de emergência para evitar sequelas. Neste ponto entram em acção os chuveiros lava-olhos da DENIOS, concebidos para serem montados numa mesa ou parede. Aconselha-se que o enxaguamento tenha uma duração de 20 minutos.

Chuveiros de corpo

Para reduzir uma possível contaminação do corpo, depois de um acidente utilizam-se chuveiros de emergência como medida de primeiros socorros, os quais se caracterizam pela sua fácil manipulação. Escolha entre os chuveiros para o corpo com montagem na parede ou tecto ou os dispositivos com fixação no solo.

Combinações de chuveiros de emergência

As combinações de chuveiros de emergência fazem a ligação entre o equipamento de um chuveiro para o corpo e de um chuveiro adicional de olhos e rosto.

Garrafas lava-olhos

Nem sempre é possível a utilização de um chuveiro de emergência. As garrafas lava-olhos são apropriadas para salas onde não se trabalha de forma permanente (por ex. salas de baterias ou em obras). Com as garrafas lava-olhos, a assistência do acidentado durante os cruciais primeiros segundos está garantida. Uma garrafa lava-olhos com um conteúdo de 500 ml serve para um enxaguamento de aprox. 4 minutos. Para prolongar a duração do enxaguamento, deveriam ter-se à mão mais garrafas lava-olhos ou utilizar-se um chuveiro lava-olhos próximo ligado à canalização de água.

DENIOS: Chuveiros de emergência para cada necessidade

Qualquer empresa que trabalhe com líquidos agressivos ou com substâncias inflamáveis deveria ter nas suas instalações tanto chuveiros lava-olhos como chuveiros de emergência. Em zonas de trabalho potencialmente perigosas, tem de se ter chuveiros de emergência que, em caso de acidente, proporcionem uma quantidade suficiente de líquido para se poder lavar rapidamente o corpo ou os olhos após o contacto com substâncias perigosas ou depois de sofrer queimaduras.
Uma característica dos chuveiros de emergência da DENIOS é a sua fácil utilização.

Regulamentos e directivas

Estão coligidos na Lei de Prevenção de Riscos Laborais os deveres fundamentais do empresário. O empresário é obrigado a tomar as medidas necessárias relativas à protecção laboral e, entre outras medidas, exige-se que o local de trabalho conte com recursos de primeiros socorros. As directivas em vigor em Espanha relativamente a chuveiros e lava-olhos estão reunidas na UNE EN 15154 (norma europeia). Esta norma divide-se em cinco pontos:

  • UNE-EN 15154-1: Chuveiros para o corpo inteiro ligados à rede de abastecimento de água utilizados em laboratórios
  • UNE-EN 15154-2: Lava-olhos ligados à rede de abastecimento de água
  • UNE-EN 15154-3: Chuveiros para o corpo não ligados à rede de abastecimento de água
  • UNE-EN 15154-4: Lava-olhos não ligados à rede de abastecimento de água
  • UNE-EN 15154-5: Chuveiros para o corpo inteiro ligados à rede de abastecimento de água utilizados em
  • locais de produção (a aguardar publicação em Espanha mas já disponível a nível europeu)