Coletores de substâncias perigosas
(27 Artigo)Os coletores e depósitos de substâncias perigosas são utilizados para a recolha e subsequente eliminação de resíduos perigosos. A gama DENIOS oferece vários modelos de diferentes capacidades e para diversas utilizações.
Coletores de substâncias perigosas da DENIOS
Que tipos de coletores de substâncias perigosas estão disponíveis na DENIOS?
A DENIOS oferece no seu catálogo depósitos com capacidades entre 250 e 3000 litros. Também estão disponíveis coletores de óleo usado e depósitos de substâncias perigosas com capacidade até 10.000 litros. Fabricados em aço, aço inoxidável ou plástico, estes coletores são especialmente adaptados aos tipos de substâncias armazenadas. Multicoletores, depósitos de substâncias perigosas e coletores de óleo usado dispõem de um recipiente duplo em aço galvanizado a quente, ideal para a recolha e armazenamento ativos de líquidos inflamáveis e perigosos para a água — sem necessidade de bacias de retenção adicionais.
Os coletores de substâncias perigosas da DENIOS estão disponíveis em versões completas que incluem tubagens de extração com ligação de segurança, sondas de medição, condutas de ventilação e dispositivos hidráulicos de proteção contra enchimento excessivo. Mediante solicitação, também é possível incluir dispositivos corta-chamas. Todos os produtos DENIOS são testados e dispõem das aprovações exigidas.
O que significa a indicação “Operado por pessoal qualificado” em certos depósitos?
Uma pessoa é considerada qualificada se tiver participado numa formação oficialmente reconhecida pelas autoridades. Dependendo da função, a simples participação pode não ser suficiente, sendo necessário concluir o curso com aproveitamento. Alternativamente, as autoridades podem reconhecer qualificações equivalentes.
Como escolher o depósito adequado para cada tipo de líquido?
De acordo com a legislação, os líquidos são considerados inflamáveis se o seu ponto de inflamação for inferior a 370 °C. No entanto, o Regulamento de Segurança Operacional classifica como não inflamáveis os líquidos com ponto de inflamação superior a 100 °C. A regulamentação divide ainda os líquidos em quatro classes:
- Líquidos altamente inflamáveis (ponto de inflamação < 0 °C)
- Líquidos facilmente inflamáveis (ponto de inflamação < 21 °C)
- Líquidos inflamáveis (ponto de inflamação entre 21 e 55 °C)
- Líquidos com ponto de inflamação > 55 °C
Esta classificação é fundamental na escolha do depósito apropriado. Todos os nossos depósitos são aprovados para armazenar líquidos inflamáveis e perigosos para a água, embora existam diferenças em função do ponto de inflamação, dado que alguns recipientes apenas podem armazenar líquidos com ponto de inflamação superior a 55 °C.
Conteúdo relacionado
A informação técnica disponibilizada neste site foi compilada com o máximo rigor, com base nos nossos conhecimentos e convicções. No entanto, a DENIOS Portugal não assume qualquer responsabilidade — contratual, extracontratual ou de outra natureza — pela atualidade, exatidão ou integridade dos conteúdos, seja perante o utilizador ou terceiros. A utilização das informações aqui presentes, para fins próprios ou de terceiros, é da inteira responsabilidade do utilizador. Em qualquer circunstância, deve ser sempre respeitada a legislação local em vigor.