Atualizado a 16 de abril de 2020
O mundo da indústria, mais uma vez, demonstra o que significa se adaptar às mudanças.
Não paramos para que o mundo não pare, para garantir o bem-estar e a subsistência dos nossos concidadãos, mas a primeira coisa que deve-nos preocupar é a proteção dos nossos próprios colaboradores.
Com a DENIOS, queremos contribuir com o nosso grão de areia, oferecendo conselhos e know-how a todas as empresas que estão a adaptar-se a essa nova realidade.
Abaixo, apresentámos 10 medidas preventivas a serem consideradas em fábricas e armazéns diante dessa nova situação:
De acordo com o guia de saúde "A entrada para o trabalho deve ser organizada de maneira escalonada para evitar multidões nos transportes públicos e na entrada dos centros de trabalho".
"Não é essencial usar uma máscara durante o dia de trabalho se o tipo de trabalho não exigir e você se mantiver a uma distância de segurança entre as pessoas"
Organize turnos para evitar multidões e controlar as áreas de acesso marcando os pisos para garantir a distância de segurança:
Na DENIOS, desenvolvemos, em tempo recorde, contentores especialmente projetados para serem utilizados como laboratórios que proporcionam à equipa de saúde um local seguro:
As tarefas e os processos de trabalho devem ser planeados para que os trabalhadores possam manter a distância interpessoal de aproximadamente 2 metros, tanto na entrada quanto na saída do local de trabalho e durante sua permanência no local.
Deve-se garantir que a distância interpessoal seja garantida nas áreas comuns e, em qualquer caso, aglomerados de pessoas nesses pontos devem ser evitadas.
Garante que 2m de espaço livre interpessoal sejam respeitados. Poderá utilizar balizas para controlo de acesso ou separação de zonas:
É necessário fornecer ao pessoal os produtos de higiene necessários para poder seguir as recomendações individuais, adaptando-se a cada atividade específica. Em geral, é necessário manter um fornecimento adequado de sabão, solução hidroalcoólica e tecidos descartáveis.
É necessário haver fornecimento suficiente de material de proteção, especialmente luvas e máscaras, para o pessoal quando indicado pelo serviço de prevenção de riscos ocupacionais e, mais especificamente, para os mais expostos (médicos e enfermeiros da empresa, pessoal de limpeza, pessoal).
Torna fácil para todos os funcionários lavar as mãos com sabão ou com gel hidroalcoólico sempre que necessário.
O gel é um álcool inflamável.
Ele deverá ser armazenado em armários de segurança resistentes ao fogo tipo 90.
Veja mais informações sobre segurança com produtos inflamáveis, como álcoois sanitários, nos seguintes guias práticos:
O risco de explosão está presente em muitos setores em que se manuseia diariamente substâncias peligrosas: líquidos inflamables como pinturas o solventes, sus vapores o sus polvos inflamables. Ya sea durante su procesamiento, transporte o al almacenarlos, se deben tomar las medidas correctas para proteger a los empleados y el equipo. Descubra en esta guía cómo prevenir los riesgos de explosión y cómo proteger sus instalaciones y empleados en una atmósfera explosiva ATEX.
Se o fabricas, protege-te! Estes produtos sanitários, que tanto nos estão a ajudar na luta contra o virus como o COVID-19 são muito inflamáveis. A sua fabricação e uso acarretam alguns riscos laborais para os trabalhadores e riscos para a integridade das instalações industriais que é necessário ter em conta para evitar danos ou acidentes
Tarefas periódicas de ventilação devem ser realizadas nas instalações e, pelo menos, diariamente e por cinco minutos.
Recomenda-se reforçar a limpeza dos filtros de ar e aumentar o nível de ventilação dos sistemas de ar condicionado para renovar o ar com mais regularidade.
Tanto pelo uso de produtos inflamáveis e de limpeza quanto pela disseminação do vírus, a boa ventilação é uma ferramenta para prevenir infecções.
É conveniente reforçar as tarefas de limpeza em todas as salas, com ênfase especial nas superfícies, especialmente aquelas que são mais frequentemente tocadas, como janelas ou maçanetas de portas , bem como todos os dispositivos habitualmente usados pelos funcionários , desde controlos de máquinas até mesas e computadores.
É necessário limpar a área de trabalho usada por um funcionário a cada mudança de turno.
Os detergentes comuns são suficientes, embora a incorporação de lixívias ou outros produtos desinfetantes nas rotinas de limpeza também possa ser considerada , sempre em condições seguras.
Fornece aos funcionários sprays de produtos de limpeza para desinfetar as superfícies que eles usaram.
Os desinfetantes (lixívias ou similares) são um grande aliado contra o COVID, mas são muito corrosivos e tóxicos. Armazene-os em bacias de retenção para evitar derramamentos.
Para armazenar com segurança produtos de limpeza e desinfecção altamente corrosivos, a DENIOS possui uma gama de armários especialmente projetados para armazenar pequenos recipientes.
Por exemplo, o modelo de porta deslizante PolyStore 1820 possui as seguintes características:
Modelo | Equipamento | Retenção (L) Carga por prateleira (Kg) |
Dimensões C x L x A (mm) |
Ficha completa |
---|---|---|---|---|
PS 620-4 | 4 grades, galv. | 35 L / 50 Kg | 610 x 640 x 1990 | 248943W |
PS 620-3.1 | 3 bacias removíveis, 1 rack, galv. |
35 L / 50 Kg | 610 x 640 x 1990 | 248944W |
PS 620-4 | 4 grades, aço inoxidável | 35 L / 50 Kg | 610 x 640 x 1990 | 248941W |
PS 620-3.1 | 3 bacias removíveis, 1 grade, aço inoxidável |
35 L / 50 Kg | 610 x 640 x 1990 | 248942W |
PS 1820 | 1 lavatório inferior, 3 lavatórios de retenção em cada compartimento do armário |
3 de 6 y 1 de 12 L / 20 Kg | 1805 x 610 x 1990 | 257030W |
A gestão comum de resíduos continuará sendo realizada da maneira habitual, respeitando os protocolos de separação de resíduos.
Recomenda-se que lenços descartáveis usados pela equipa para secar as mãos ou para conformidade com “etiqueta respiratória” sejam descartados em contentores ou recipientes protegidos com tampa e, se possível, acionados por pedal .
Todo o material de higiene pessoal (máscaras, luvas de látex, etc.) deve ser depositado na fração restante (agrupamento de resíduos domésticos que é obtido após a recolha separada).
No caso de um trabalhador apresentar sintomas enquanto estiver no seu trabalho, será necessário isolar o contentor onde depositou lenços ou outros produtos usados. Este saco de lixo deve ser removido e colocado num segundo saco de lixo, com fecho, para depósito na fração restante.
A informação e formação são essenciais para implementar medidas de organização, higiene e técnicas entre o pessoal que trabalha em tal circunstância particular como hoje. Deve-se garantir que todo o pessoal tenha informações e formações específicos e atualizadas sobre as medidas específicas implementadas. Será promovido o uso de painés informativos e sinalização para promover medidas de higiene e prevenção. É importante ressalvar a importância de adaptar as informações e a formação de acordo com as medidas atualizadas pela Direção Geral de Saúde, para as quais é necessário a monitorização contínua.
Na DENIOS, começamos em 1986 a desenvolver competências para todos os problemas relacionados ao armazenamento e manuseamento de produtos perigosos, sempre com segurança e de acordo com a legislação. Conhecemos os múltiplos compromissos que a sua empresa deve adotar para cumprir as suas responsabilidades diárias. Com a nossa experiência e conhecimento, podemos ser uma grande ajuda para si, também em todos os assuntos relacionados ao armazenamento de substâncias inflamáveis!
Deseja mais informações?
|
* As informações coletadas nesta página foram cuidadosamente preparadas pela DENIOS SL de acordo com nosso conhecimento e nosso princípio de honestidade. A DENIOS SL não pode assumir qualquer garantia ou responsabilidade de qualquer tipo, seja contratual, ilegal ou de qualquer outra forma, por pontualidade, integridade e correção, nem perante o destinatário desta revista nem perante terceiros. O uso das informações para seu próprio uso ou para outros fins é por sua conta e risco. De qualquer forma, observe a legislação local atual.