Contentor modular REI 120 e armazém com bacia de retenção

Universidade de Coimbra (Departamento de Engenharia Química)

Caso de sucesso DENIOS com a Universidade de Coimbra (Departamento de Engenharia Química)

O Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Técnologia da Universidade de Coimbra (DEQ-FCTUC) uniu-se à lista de Universidades que confiam no know-how de DENIOS, como fornecedor estratégico, em matéria de meio ambiente e segurança. Algumas das mais reconhecidas Universidades europeias, como Cambridge, Innsbruck, Coimbra, Bath, Montpellier, Lille, Innsbruck, Salzsburgo ou Duseldorf contam com equipamentos DENIOS para armazenar e manusear corretamente os seus produtos químicos.

Contentores modulares DENIOS, para substâncias químicas e inflamáveis na Universidade de Coimbra
Contentores modulares DENIOS, para substâncias químicas e inflamáveis na Universidade de Coimbra

No seu compromisso com o meio ambiente e como exemplo da melhora contínua e preocupação pela segurança laboral dos seus alunos, professores, investigadores e restantes trabalhadores, o DEQ-FCTUC investiu nos últimos anos, na segurança face ao armazenamento e manuseamento dos seus produtos químicos, inflamáveis e tóxicos.

O projeto teve em conta as diferentes propriedades dos produtos armazenados, optando pelos máximos standars de qualidade e segurança que oferece o mercado.

DENIOS instalou nas instalações externas do DEQ-FCTUC dois armazéns projetados à medida, de acordo com as normas de segurança relativa aos produtos armazenados.

Um dos contentores foi certificado REI 120. A sua resistência ao fogo foi provada através de um ensaio efetuado em uma câmara de combustão em que é deflagrado um incêndio durante mais de 120 minutos. Considerado um dos contentores modulares mais seguros do mercado. Certificado e provado. Com estes contentores modulares DENIOS, foi possível economizar e otimizar o espaço existente, uma solução eficiente, de acordo com a legislação de armazenamento e respetivas medidas de segurança no trabalho.

Exigência:

O DEQ-FCTUC projetou a necessidade em adquirir dois armazéns, para colocar no exterior das suas instalações com o objetivo de armazenar de forma segura e classificada, os diferentes produtos químicos e inflamáveis, provenientes do trabalho diário dos diferentes laboratórios (tanto de formação como de investigação) que o compõem.

Para garantir a eficiência da solução a adotar e seguindo a sua política de sustentabilidade meio ambiental e segurança laboral, foi solicitada uma solução fornecida por DENIOS.

São necessárias medidas práticas para um armazenamento seguro das distintas tipologias de produtos, sendo versáteis na respetivas capacidades, separação e funcionalidade dos contentores, dada a diversidade de recipientes utilizados (bidões, garrafas e jerricãs).

Soluções adotadas:

Estrutura 1:

Desde DENIOS, foi projetada uma solução baseada em dois dos seus armazéns, de produção própia, projetados à medida para cada cliente, conforme as necessidades específicas de cada um.

Face à necessidade de armazenar produtos inflamáveis, foi proposto um armazém que tivesse uma resistência ao fogo conforme Portaria Nº 1532/2008 de 29 de Dezembro.

Foi fornecido um contentor transitável, tipo BMC‐240, resistente ao fogo REI 120 minutos em todo o seu conjunto (painéis R120 + estrutura EI120). Resistência ao fogo provada em câmara de combustão segundo UNE EN 13501, com fogo desde o exterior e interior.

O contentor está certificado com a Homologação Geral de Construção pelo Instituto Alemão de Técnicas Construtivas (DIBt, Berlin).

BACIAS DE RETENÇÃO:
A bacia de retenção integrada, como base do contentor, recolhe os possíveis derrames existentes. A qualidade das bacias é certificada mediante ensaios de estanqueidade segundo normas da UNE. A bacia está assente em uma grade de suporte galvanizada/ trámex especial, de menor dimensão e com maior capacidade de carga, para favorecer a circulação com porta-paletes no interior do contentor.

VENTILAÇÃO:
O armazém dispõe de ventilação forçada ATEX, que evita a acumulação de atmosferas potencialmente inflamáveis no interior do armazém e realizando várias renovações de ar no interior do armazém a cada hora. Do mesmo modo, elimina possíveis maus odores da volatilidade dos produtos armazenados.

ILUMINAÇÃO:
Instalada no interior do armazém, uma iluminação ATEX, de dois tubos florescentes com proteção corta fogo.

PORTAS:
Na porta do contentor, foi instalado um sistema de bloqueio electromagnético de portas, que permite manter as mesmas abertas durante os processos de carga e descarga, facilitando o manuseamento no interior do contentor modular.

O sistema está preparado para o fecho automático da porta, em caso de incêndio, mediante um detetor interior de incêndios (resistente ao fogo).

A porta com fechadura evita o acesso a pessoal não autorizado, prevenindo assim possíveis acidentes e manuseamento indesejado.

ESTRUTURA 2:

O segundo contentor armazenado, tinha outro tipo de questão e preocupação.
Face à necessidade de armazenar produtos QUÍMICOS CORROSIVOS, como por exemplo, Ácido Nítrico, Ácido Sulfúrico e Hidróxido de Sódio, foi fornecido um contentor transitável, tipo WHG 320-L.

O Armazenamento de produtos ácidos e bases no seu conjunto, é impossível e extremamente perigoso, assim que, optamos por 2 soluções:

  • Para proteger a bacia de retenção em aço galvanizado (solução inserida de origem no contentor), foi colocada uma bacia de retenção em polietileno no seu interior, de maneira a proteger a mesma de possíveis derrames dos produtos corrosivos armazenados.
  • Sendo que esses mesmos produtos são ácidos e bases, a segunda solução passou por dividir essa mesma bacia de retenção em duas. Uma para o armazenamento e recolha de bases, e a segunda para recolha e armazenamento de possíveis derrames de ácidos.

As bacias de retenção integradas, como base do contentor, recolhem os possíveis derrames existentes.

A qualidade das bacias é certificada mediante ensaios de estanqueidade segundo normas da UNE.

As bacias estão assentes em uma grade de suporte galvanizada, com interior em polietileno antiestático, de menor dimensão e com maior capacidade de carga, para favorecer a circulação com porta-paletes no interior do contentor.

VENTILAÇÃO:
O armazém dispõe de ventilação natural, através de grades colocadas nas laterias do contentor.

PORTAS:
Na porta do contentor, foi instalado um sistema de bloqueio electromagnético de portas, que permite manter as mesmas abertas durante os processos de carga e descarga, facilitando o manuseamento no interior do contentor modular.

A porta com fechadura evita o acesso a pessoal não autorizado, prevenindo assim possíveis acidentes e manuseamento indesejado.

Resultado / benefícios

DEQ-FCTUC, através dos especialistas de DENIOS, garantiu assim um prático e seguro armazenamento de produtos químicos e inflamáveis, contribuindo desta maneira para a proteção máxima do meio ambiente e dos seus alunos, professores, investigadores, visitas e restantes trabalhadores.