Câmara de aquecimento para o deserto

Qatar Airways

Câmara de aquecimento para o deserto para a Qatar Airways

A DENIOS realiza uma contribuição para a segurança aérea no Qatar: as rampas de evacuação são submetidas a ensaios no Aeroporto Internacional de Doha com oscilações extremas de temperatura. 

É bom que existam, mas é muito melhor não precisar delas. As rampas de evacuação dos aviões comerciais modernos permanecem invisíveis para a maioria dos passageiros, já que, por sorte, são usadas poucas vezes.

O desafio

Dependendo do tipo de avião, as rampas de evacuação estão guardadas na parte inferior da porta ou debaixo da fuselagem do avião. Tal como o próprio avião, ficam expostas a oscilações extremas de temperatura. Desde descolagens e aterragens sobre aeroportos quentes do deserto, até temperaturas extremas abaixo de zero a uma altitude de até 15 000 metros. Por isso, é muito importante que as rampas de evacuação sejam submetidas a um ensaio com condições realistas.

Com esta finalidade, a Qatar Airways encomendou à empresa DENIOS uma câmara climatizada para expor as rampas de evacuação da própria frota aérea a uma oscilação de temperatura de 80 K durante os testes de funcionamento anuais. Os níveis de temperatura no lugar da prova oscilam entre -20° C e +60° C.

En caso de emergência, as rampas de evacuação enchem-se de forma explosiva por pressão de ar. Desta forma, verifica-se se as rampas de evacuação se enchem no intervalo de tempo previsto. Antes de realizar esta prova, as rampas de evacuação são introduzidas na câmara climatizada, sendo expostas brevemente e de forma sucessiva às duas temperaturas extremas. Tem então lugar o teste de funcionamento.

A solução:

A câmara climatizada desenhada e fabricada pela DENIOS:

  • tem uma superfície de aproximadamente 8 m2.
  • Nesta, as rampas de evacuação aquecem primeiro a +60° C, e posteriormente arrefecem a -20° C.
  • Para poder reproduzir este intervalo de temperatura, a DENIOS usa apenas materiais com um alto valor isolante.
  • O sistema de ar condicionado de alto rendimento é composto por uma unidade interna e do compressor exterior, que está encapsulado devido à colocação no interior e para reduzir o aumento do volume.
  • Além disso, o evaporador está situado no telhado.
  • Foram previstos imãs como mecanismo de bloqueio de portas para o caso de a câmara estar aberta.
  • Na caixilharia das portas foi integrada uma calefação separada, já que, se as temperaturas descessem a -20° C, as portas iriam congelar.
  • No interior, os sensores de temperatura proporcionam dados suficientes para climatizar a câmara de forma homogénea.
  • O software de controlo está no armário de distribuição situado no exterior.
  • Outras especialidades do equipamento são a iluminação LED e a tampa de alívio de pressão no teto da câmara climatizada, para o caso de uma das rampas de evacuação se ativar sem querer durante o processo de climatização.

Resultado e utilização:

Com esta câmara climatizada, que é capaz de reproduzir intervalos extremos de temperatura, a empresa DENIOS voltou a demonstrar a sua liderança mundial no campo dos sistemas térmicos. A câmara térmica é usada agora também no Golfo Pérsico e contribui assim para melhorar a segurança aérea. Para conceber e executar este projeto, a empresa DENIOS contou com a sua experiência de várias décadas no setor da calefação e climatização, bem como da resistência ao fogo e proteção contra explosões.
O trabalho foi seguido e coordenado pela empresa Franke Care System Middle East, que, graças ao seu estabelecimento em Doha/Qatar, tinha com os contatos necessários na região e a experiência necessária para a execução de projetos no Médio Oriente.

Outros links interessantes


DENIOS garante que receberá o seu armazém pré-fabricado ou câmara térmica em perfeitas condições em qualquer lugar do mundo.

Tem alguma dúvida ou está interessado nos nossos serviços SAT?
Entre em contacto connosco e a nossa equipa de especialistas poderá assessorá-lo e oferecer a melhor solução. Não hesite em contactar! São muitas as razões para que o fabricante lhe proporcione o melhor serviço pós-venda em manutenção, instalação, reposições... Prolongue a vida dos seus produtos DENIOS e não arrisque com a segurança dos seus trabalhadores e das suas instalações.

  • Poupe em dispendiosas reparações de última hora com as revisões periódicas.
  • Prolongue a vida útil dos seus produtos e minimize o risco de incumprimento das Normas de Segurança
  • Programa a sua assistência! Inclua as tarefas de manutenção do seu armazém e câmara no seu planeamento anual.
  • Amplie a garantia Denios. Até 5 anos mais de garantia na sua câmara ou armazém.
  • Poupe tempo. Os nossos técnicos sempre têm material para pequenas reparações.

Fale com um especialista


João Rocha - Representante Técnico Comercial da DENIOS Portugal

João Rocha

- Representante Técnico Comercial da DENIOS Portugal

Na DENIOS, começamos em 1986 a desenvolver competências para todos os problemas relacionados ao armazenamento e manuseamento de produtos perigosos, sempre com segurança e de acordo com a legislação. Conhecemos os múltiplos compromissos que a sua empresa deve adotar para cumprir as suas responsabilidades diárias. Com a nossa experiência e conhecimento, podemos ser uma grande ajuda para si, também em todos os assuntos relacionados ao armazenamento de substâncias químicas y baterias de litio!

Deseja mais informações?
Ligue gratuitamente para o número    800 11 31 46
para falar com um dos nossos especialistas.


* As informações coletadas nesta página foram cuidadosamente preparadas pela DENIOS SL de acordo com o nosso conhecimento e o nosso princípio de honestidade. A DENIOS SL não pode assumir qualquer garantia ou responsabilidade de qualquer tipo, seja contratual, ilegal ou de qualquer outra forma, por pontualidade, integridade e correção, nem perante o destinatário desta revista nem perante terceiros. O uso das informações para seu próprio uso ou para outros fins é por sua conta e risco. De qualquer forma, observe a legislação local atual.