DENIOS Portugal
Alameda da Empresa, nº 64
Candal Park – Fração AL-14
4400-133 Vila Nova de Gaia

Tel: +351 800 11 31 56 (gratuito)
Email: info@denios.pt
Web: denios.pt

3 perguntas que se deve fazer antes de comprar o armário de segurança ideal

O manuseamento de substâncias perigosas faz parte das operações diárias em muitas empresas. Por norma geral, o seu armazenamento em locais onde possam constituir um perigo para as pessoas deve ser evitado tanto quanto possível. Assim, a quantidade de substâncias perigosas disponíveis no local de trabalho deve ser limitada ao estritamente necessário para cada turno/dia de trabalho e o excesso deve ser armazenado conforme os regulamentos pertinentes.

A legislação internacional prescreve quantidades máximas que podem ser guardadas fora das áreas de armazenamento e as medidas de proteção especiais a observar caso se excedam estas quantidades, por exemplo, o armazenamento em armários de segurança. Estes armários, especiais para produtos perigosos, podem também ser necessários para quantidades inferiores ao limite de estabelecido, se assim o considerar uma avaliação de risco.

Devido à grande variedade de armários de segurança disponíveis no mercado, pode ser um desafio escolher o armário que se adequa perfeitamente às suas necessidades. As seguintes questões irão ajudá-lo a fazer a escolha perfeita.

1. Que tipo de armário é necessário?

O tipo de armário de segurança ideal para si dependerá diretamente das propriedades das substâncias que se queiram armazenar. Deve-se considerar a substância cujo risco apresentado é mais alto. O esquema seguinte oferece-lhe conselhos úteis para o processo de seleção assim como exemplos de produtos adequados em cada caso.

Guía de seleção de armários para substancias perigosas

2. Que equipamento faz falta?

Dependendo do modelo, os armários de segurança da DENIOS podem incorporar diversos equipamentos que permitem trabalhar de uma forma mais segura e confortável.

Ventilação mecânica

A ventilação é um fator importante para a segurança e proteção da saúde dos trabalhadores. A legislação sobre armazenamento de produtos químicos não exige explicitamente a ventilação dos armários, mas o regulamento ATEX 1999/92/CE, obriga à prevenção de atmosferas explosivas. Além disso, as normas europeias recomendam que a ventilação técnica seja providenciada sempre que forem armazenadas substâncias corrosivas ou tóxicas, ou que o bem-estar dos trabalhadores possa ser afetado por odores, por exemplo, .

Conforme o modelo, os armários de armazenamento de segurança da DENIOS estão equipados com ventilação natural ou podem ser ligados a um sistema de exaustão de ar. As unidades de ventilação, com filtros incorporados, asseguram uma ventilação mecânica económica sem a necessidade de sistemas de ventilação adicionais dispendiosos e evitam a necessidade de medidas de proteção contra explosões. Vantagens e desvantagens dos diferentes tipos de ventilação mecânica (min. 10 mudanças de ar por hora):

Ventilação mecânica com saída de ar para o exterior

Ventagens
Reduz os riscos à saúde dos trabalhadores
Elimina as substâncias perigosas do ar (incluindo vapores de ácidos e bases)
Desvantagens
Custo elevado da instalação do sistema de condução do ar ao exterior (tubagens, perfurações, etc.).
O armário de segurança deixa de poder ser utilizado sem acessórios devida às aberturas de conexão aos tubos de ar.
Elevado consumo de energia devido à perda de calor pela ventilação.

Ventilação forçada com unidade de recirculação de ar com filtro

Vantagens
Reduz os riscos à saúde dos trabalhadores
Baixo custo de instalação do sistema de condução do ar
Maior flexibilidade na localização do armário
Sem perdas de energia pelo sistema de ventilação
Monitorização permanente do volume de ar extraído
Sistema testado e aprovado
A zona adjacente ao armário de segurança não precisa de ser considerada zona ATEX
Redução dos custos de equipamento circundante (certificação ATEX não necessária).
Desvantagens
Apenas os vapores de solventes (hidrocarbonetos) podem ser filtrados.

Portas adaptadas às suas necessidades

As portas de abrir manuais (1 ou 2 folhas) são a variante mais comum, mas também estão disponíveis soluções que permitem poupar espaço com portas de fole, portas de correr, persianas de enrolar ou gavetas verticais.

Certos aspetos de segurança não devem ser negligenciados na escolha das portas. Por exemplo, o fecho automático de portas e gavetas em caso de incêndio é essencial para o armazenamento de substâncias inflamáveis. A opção mais interessante são os armários de segurança com fecho automático programável, que fecham portas abertas ou gavetas após 60 segundos (sinais de aviso óticos e acústicos emitidos antes do fecho) e asseguram, assim, que os armários permanecem fechados em segurança após cada utilização. Para que o conteúdo seja sempre visível, oferecemos modelos com porta de vidro. Naturalmente, os bens armazenados nos armários de segurança podem ser trancados com chave para evitar o acesso não autorizado.

Precisa deslocar o armário facilmente?

Alguns modelos de armários de segurança têm um acesso inferior adaptado aos garfos dos empilhadores e porta-paletes, permitindo a deslocação fácil no interior das instalações, e evitando o uso de paletes e possíveis perigos associados. É importante considerar esta opção durante o processo de compra caso se prevejam deslocalizações frequentes (atenção: os armários de segurança devem ser transportados vazios!). Em combinação com a unidade de ventilação técnica com filtro de circulação de ar, estes armários oferecem a máxima flexibilidade na hora de escolher o sítio onde colocá-los.

Sofisticada distribuição espacial

Todos os armários de segurança têm um interior standard, testado e comprovado, e muitos dos nossos modelos oferecem a possibilidade de configurar o espaço de armazenamento consoante as necessidades. Assim, tanto as bacias de retenção incorporadas como as prateleiras são reguláveis em altura para garantir uma utilização óptima do espaço e, dependendo do modelo, podem adicionar-se níveis de armazenamento adicionais.

Os armários combinados são a solução ideal para o armazenamento de pequenas quantidades de diferentes substâncias perigosas já que as divisórias verticais permitem a separação física dos produtos num único armário. Os armários químicos estão disponíveis em versão antifogo Tipo 30, em conformidade com a norma EN 14470-1, fornecendo, assim, a proteção contra incêndios necessária para pequenas quantidades de substâncias perigosas inflamáveis.

Prevenção eficaz de derrames

Em caso de derrame e gotejamentos, a bacia de retenção inferior é fundamental para conter os líquidos.

As bacias de retenção, em aço ou plástico, são utilizadas em todos os modelos de armários de segurança para líquidos inflamáveis, produtos químicos não inflamáveis ou substâncias corrosivas tais como ácidos e bases. Estas bacias de retenção são certificadas conforme a norma alemã sobre a construção de bacias de retenção (Stawa-R), garantindo uma fabricação particularmente segura (aumento da espessura das paredes, soldadura dupla dentro e fora, etc.), e a sua produção é auditada por organismos externos independentes.

Muitos dos nossos armários de segurança estão equipados com bacias/ bandejas de retenção extraíveis, que facilitam o acesso aos produtos armazenados.

Detete fugas a tempo

Se, para além de estar protegido, desejar ser rapidamente informado de qualquer derrame dentro do armário, convém-lhe equipar as suas bacias e bandejas de retenção com o sistema de detecção de fugas SpillGuard® para substâncias perigosas. O volume do alarme acústico de SpillGuard® foi cuidadosamente pensado de maneira a que possa ser ouvido até quando as portas de segurança dos armários estão fechadas.

ATENÇÃO!

No caso de serem realizadas certas atividades, como por exemplo a trasfega de líquidos, dentro do armário de segurança, este deve ser considerado como armazenamento "ativo" e classificado separadamente na avaliação de risco.

Recomenda-se que os armários de segurança para substâncias inflamáveis sejam exclusivamente utilizados como armazenamento passivo. No caso de ser necessário o armazenamento ativo deste tipo de substâncias, as atividades realizadas deverão ser avaliadas separadamente, sendo permitido o uso do armário de forma ativa desde que se tomem medidas de segurança adicionais, por exemplo, a instalação de um sistema de extração.

Se quiser saber mais, teremos todo o gosto em aconselhá-lo! Para o armazenamento ativo de substâncias inflamáveis, oferecemos armazéns resistentes ao fogo com amplo espaço e o equipamento de segurança adequado.

3. De que tamanho deve ser o armário?

Dependendo da quantidade de produto e do espaço disponível, pode escolher entre um armário clássico disponível em diferentes larguras, um armário de estrutura inferior, que se instala debaixo da superfície de trabalho, ou um armário de parede. Caso também queira armazenar bidões perto do posto de trabalho, para além de pequenos recipientes, recomendamos os armários de bidões.

A mais recente inovação em armários de segurança com proteção anti-incêndios são os armários Scoper, com gavetas verticais e que cabem em qualquer sítio. Ficou curioso?

Temos todo o gosto em aconselhá-lo!

Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente nas suas instalações, teremos todo o prazer em ajudá-lo e aconselhá-lo. Contacte-nos por telefone ou envie um email para info@denios.pt!

Aconselhamento especializado gratuito 800 11 31 46

Artículos Relacionados

Poster

Detetar e manusear baterias defeituosas

Com a ajuda deste poster gratuito da DENIOS, pode verificar rapidamente se a sua bateria de lítio apresenta sinais concretos de estragos ou defeitos, e saber como pôr em pratica um plano de emergência para baterias de lítio defeituosas com conselhos práticos de especialistas.

Saber mais
Auswahlhilfe

Guia de seleção para caixas de armazenamento e transporte para baterias de lítio

Este guia de seleção gratuito da DENIOS oferece-lhe uma visão geral, dos critérios mais importantes ao seleccionar uma caixa de transporte ou de armazenamento para baterias de lítio, dos produtos disponíveis na gama DENIOS e da sua comparação em termos de funcionalidade, possíveis aplicações e certificações.

Saber mais
Artikel

Carregamento de baterias de lítio: uma grande responsabilidade.

Saiba que precauções deve tomar durante o carregamento de baterias de lítio para aumentar a segurança na sua empresa e evitar complicações desnecessárias com o seu seguro e perante a lei.

Saber mais
FAQ

Baterias de iões de lítio: perguntas frequentes

Tem perguntas sobre as baterias de lítio? Aqui estão as respostas! Para minimizar os riscos potenciais das baterias de lítio e estar perfeitamente preparado em caso de incêndio, a DENIOS responde aqui às perguntas mais frequentes dos clientes sobre o manuseamento de baterias de lítio.

Saber mais
Artikel

Da ideia ao produto final: é assim que se fabricam as bacias de retenção

Veja como são fabricadas as bacias de retenção de plástico da DENIOS. Desde a ideia inicial do nosso departamento de inovação, passando pelo processo de aprovação, até ao produto acabado, as bacias são fabricadas em série nos nossos próprios centros produtivos.

Saber mais
Case Study

Mobilidade elétrica: armazenamento seguro de baterias de lítio

A DENIOS foi encarregada de armazenar baterias de tração de lítio e células de bateria de lítio para o desenvolvimento elétrico e eletrónico no sector automóvel. O sistema instalado ao ar livre oferece aprovação geral das autoridades de construção, 90 minutos de proteção contra incêndios por dentro e por fora e equipamento personalizado.

Saber mais
Carregar mais artigos 6 de 15 artigos
i

A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.

Menu
Log In
O seu carrinhoAdicionar ao carrinho
Ir ao carrinho
Teremos todo o gosto em aconselhá-lo!

Telefone-nos ou preencha o formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.

De segunda a sexta das 8h às 17h