BP ocupa uma posição de liderança com as suas renomadas marcas de lubrificantes para motores e óleos de transmissão, Castrol e Aral. Fabricados na planta de lubrificantes em Hamburgo-Neuhof, esses produtos são amplamente utilizados nos setores automotivo e de caminhões. O Centro de Desenvolvimento Castrol, no local, colabora estreitamente com grandes fabricantes de automóveis para criar soluções de lubrificantes mais eficientes para as novas gerações de motores.
Vamos começar com uma metáfora para ilustrar a tarefa: Imagine um assado de domingo no forno. A temperatura é ajustada e mantida constante, mas o que acontece com a temperatura interna do assado? A BP Europe SE em Hamburgo enfrentou um desafio semelhante, mas com lubrificantes Castrol®. Durante o processo de fabricação, é essencial garantir a manutenção de uma temperatura constante e de alta qualidade do produto. A temperatura de convecção e a temperatura central de cada recipiente devem ser monitoradas e registradas de forma verificável, para garantir que o produto final atenda aos altos padrões exigidos, assegurando a qualidade que os motores exigem
A DENIOS desenvolveu uma solução personalizada para a BP Europe SE, composta por duas câmaras térmicas com dois compartimentos de aquecimento independentes, capazes de oferecer quatro níveis de temperatura distintos para diferentes materiais. A temperatura de convecção é monitorada continuamente e transmitida de forma segura por meio de termômetros de resistência sem fio, instalados em cada recipiente. O sistema de controle avançado da DENIOS regula a temperatura de forma precisa, medindo as temperaturas reais do produto em intervalos programáveis e transmitindo-as para a unidade de avaliação ou sala de controle. A codificação de telegrama garante uma transmissão de dados sem interferências. A partir da unidade receptora, os dados são transferidos para um registrador de dados, exibidos em gráficos parametrizáveis em um display TFT colorido. Este sistema de monitoramento inclui uma função de auditoria para garantir um histórico de dados imutável, ideal para auditorias internas ou externas. Além disso, múltiplos grupos de segurança protegem contra superaquecimento, e qualquer falha é imediatamente detectada e reportada ao sistema de controle. Cada compartimento de aquecimento é equipado com uma bandeja de contenção WHG, garantindo a proteção do ambiente e das pessoas em caso de vazamentos.
A divisão dos espaços de aquecimento permite a utilização de diferentes níveis de temperatura em um espaço compacto, proporcionando grande flexibilidade, além de economia de tempo e espaço. A tecnologia de sensores e controle avançado assegura um monitoramento contínuo da qualidade e documentação do processo, garantindo que a produção se mantenha eficiente e segura. Estamos satisfeitos por contribuir com a manutenção da alta qualidade constante dos produtos Castrol®.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!