DENIOS Portugal
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Candal Park – Fração AL-14
4400-133 Vila Nova de Gaia

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Email: info@denios.pt
Web: denios.pt

Código de conduta da DENIOS

Como fabricante e fornecedor de produtos ambientais inovadores, trabalhamos em conjunto com os nossos clientes para promover a proteção ambiental durante os processos e garantir a segurança dos trabalhadores.

Defendemos a confiabilidade, dinamismo e integridade. Estes valores confirmam o nosso compromisso, modo de pensar e compreensão de princípios, que seguimos como empresa familiar há mais de 35 anos.

As nossas regras

A reputação da DENIOS é, sobretudo, moldada e fortalecida pelo compromisso diário e desempenho individual de cada colaborador, seja ele proprietário, membro da Comissão Executiva, gestor ou funcionário. Cada um de nós tem a responsabilidade de garantir que as expetativas positivas depositadas na DENIOS sejam cumpridas.

Qualquer comportamento inadequado ou uma violação dos requisitos legais pode causar danos consideráveis ao nosso grupo empresarial. Por isso, estabelecemos regras que são documentadas e exigidas no nosso Código de Conduta. Simultaneamente, este Código funciona como uma estrutura orientadora e de apoio para enfrentar os desafios diários no ambiente de trabalho.

O Código tem como propósito oferecer, especialmente aos novos colaboradores, uma orientação segura neste âmbito. O Código de Conduta da DENIOS também procura refletir o conteúdo do Código de Conduta ao qual obrigamos os nossos fornecedores e prestadores de serviços, promovendo um comportamento ético e legal. Todos são encorajados a realizar uma revisão autocritica do seu próprio comportamento em relação às normas estabelecidas neste Código e a consciencializar-se das áreas onde é possível aprimorar o nosso trabalho diário.

A nossa integridade

Atuamos em conformidade com as leis e regulamentos aplicáveis, e comprometemo-nos com o respeito pelos direitos humanos. Em situações de dúvida, consultamos o gestor responsável ou especialistas internos e externos em questões legais.

Direitos fundamentais dos trabalhoadores

O respeito pelos direitos fundamentais de cada colaborador constitui um componente essencial das nossas ações baseadas na integridade. Isso abrange a promoção da igualdade de tratamento e oportunidades para todos os membros da empresa, independentemente da cor da pele, nacionalidade, origem social, deficiências físicas, orientação sexual, crenças políticas ou religiosas, género ou idade.

Garantimos o respeito pela dignidade pessoal, privacidade e direitos pessoais de cada indivíduo. Ninguém pode ser empregado ou forçado a trabalhar contra a sua vontade. Não toleramos qualquer forma de tratamento inaceitável dos trabalhadores, incluindo dificuldades psicológicas, assédio sexual ou pessoal, bem como discriminação.

Não compactuamos com comportamentos coercivos, ameaçadores, abusivos ou intimidatórios, incluindo gestos, palavras ou contato físico. Ao fazê-lo, também cumprimos a Diretiva da UE relativa aos denunciantes. Seguimos os requisitos da Diretiva de Denunciantes da UE.

Saúde e segurança

A segurança e proteção da saúde dos nossos colaboradores têm prioridade absoluta na DENIOS e estão firmemente integradas no sistema de gestão de qualidade e ambiente. Gestores de ambiente e mercadorias perigosas, especialistas em segurança, médicos da empresa, a segurança no trabalho, a mutualista e várias outras instituições internas e externas garantem que os nossos processos protegem os colaboradores e estão em conformidade com as exigências legais e de gestão em relação à segurança, saúde e ambiente.

Além disso, cada um de nós é incentivado a zelar pela sua própria segurança e pela dos colegas, reportando quaisquer problemas que possam existir. Isso aplica-se igualmente a pessoas externas à empresa e visitantes em todas as nossas instalações.

Responsabilidade com o meio ambiente

Comprometemo-nos a promover a redução do impacto ambiental para proteger o meio ambiente. As principais áreas de foco incluem a diminuição do uso de recursos como combustíveis, energia e água, bem como a minimização dos efeitos no ambiente decorrentes de resíduos, substâncias químicas e gases de efeito estufa. Cada um de nós tem a responsabilidade de contribuir para a proteção do meio ambiente.

Negociações com equipas, parceiros comerciais e terceiros - Conflitos de interesses

No nosso dia-a-dia de trabalho, interagimos com diversas pessoas no ambiente da DENIOS, principalmente clientes, fornecedores e prestadores de serviços, assim como com entidades administrativas, universidades e escolas profissionais, por exemplo. Em todos esses contactos, procuramos garantir que a nossa conduta seja sempre marcada pelo respeito e equidade, integridade e confiabilidade.

O mesmo princípio aplica-se à forma como lidamos com os nossos colegas. O cliente está no centro das nossas ações. Para atender às suas necessidades de forma ideal, é necessária uma orientação máxima para o serviço. Buscamos as melhores soluções, muitas vezes precisando do apoio de outros departamentos ou empresas do grupo empresarial. Tanto no tratamento com os colegas como no contacto direto com os nossos clientes, a mentalidade de serviço é tão importante.

Somente desta forma conseguimos utilizar os nossos recursos de forma ideal e fornecer o máximo de serviço e desempenho. Resolvemos rapidamente e de forma objetiva quaisquer tensões com os colegas. Em situações difíceis, os líderes são instados a prestar apoio proativo.

Publicidade

Para todas as iniciativas de comunicação e publicidade da DENIOS, comprometemo-nos a divulgar apenas conteúdo verdadeiro e inequívoco. Além disso, optamos por anunciar apenas em meios de comunicação relevantes para diferentes setores, alinhados com nossos princípios e diretrizes. Essas ações são orientadas pelas atuais políticas de identidade corporativa e comunicação da DENIOS SE (editadas pela DENIOS Direct GmbH).

Concorrência

As regras de competição livre e justa são fundamentais para uma economia de mercado baseada no desempenho. Elas promovem eficiência, desenvolvimento econômico e inovação. Por isso, valorizamos a competição justa e rejeitamos métodos desonestos para obter vantagens competitivas.

Oferta e aceitação de benefícios

A oferta e concessão de presentes ou outras formas de favores relacionados com atividades comerciais podem gerar conflitos de interesse. Por esse motivo, recusamos qualquer forma de favorecimento que possa potencialmente influenciar decisões. Se essa recusa entrar em conflito com o princípio da cortesia, pode ser aceite para uso interno da empresa, mas em caso de dúvida, rejeitamos. Ninguém deve usar a sua posição profissional para exigir ou aceitar vantagens injustificadas.

Escolhemos os presentes oferecidos aos colaboradores de parceiros comerciais de forma a evitar qualquer aparência de inadequação. Em relação a funcionários públicos e outros titulares de cargos, abstemo-nos completamente de oferecer presentes. Ao celebrar contratos com consultores, intermediários ou terceiros similares, também observamos os princípios mencionados acima.

Tratamento de informação e dados pessoais

A correta utilização de informações e dados é um elemento crucial na nossa gestão de informação. Todos temos a responsabilidade de seguir as normas estabelecidas para manter a confiança do público na DENIOS, prevenindo riscos relacionados à confidencialidade de segredos comerciais e à proteção da privacidade, considerando as regulamentações em vigor sobre proteção de dados em Portugal. Reconhecemos a sensibilidade dos dados pessoais confiados a nós.

Adotamos uma variedade de medidas técnicas e organizacionais para garantir a confidencialidade desses dados. Coletamos, processamos e utilizamos dados pessoais exclusivamente dentro do âmbito das nossas responsabilidades. Protegemos os dados, dispositivos de armazenamento ou listas contra acessos não autorizados, e os destruímos quando não forem mais necessários, evitando qualquer uso indevido. As senhas e acessos à rede da empresa ou outras aplicações são tratados sempre de forma confidencial, não sendo disponibilizados a pessoas não autorizadas.

Os princípios de "minimização de dados" e "evitar a recolha de dados desnecessário" são fundamentais. O uso dos próprios dados pessoais é transparente para o indivíduo correspondente. Cada colaborador tem o direito de acesso, informação, reclamação, notificação, retificação ou exclusão dos seus dados pessoais.

Os nossos valores

O nosso objetivo comum é respeitar, proteger e promover a reputação do Grupo DENIOS, agindo de forma profissional e responsável em conformidade com este código, em todas as circunstâncias.

Transparência

Assumimos uma postura de transparência nas nossas ações e comunicações, mantendo-nos fiéis ao que afirmamos.

Inovação

Desenvolvemos produtos e soluções inovadores para os nossos clientes.

Know-how

Sabemos o que fazemos e partilhamos o nosso know-how para apoiar os nossos clientes em todo o mundo.

Fiabilidade

Podemos contar uns com os outros e os nossos clientes confiam em nós.

Estabilidade

Orgulhamo-nos do nosso crescimento constante, construído sobre os alicerces sólidos de uma empresa familiar.

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