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Combate ao caos: o método 5S para mais segurança no trabalho

A desorganização no trabalho não só custa tempo e dinheiro, é também uma das principais causas de acidentes. Neste artigo, aprenderá por que razões a falta de organização e limpeza têm um impacto direto na segurança operacional. O método ou sistema 5S, originário do Japão, pode ajudá-lo a melhorar a ordem e limpeza, minimizar esforços excessivos e desperdício e aumentar o bem-estar, a produtividade e a segurança laboral. Ensinamos-lhe como combater o caos em 5 passos simples.

Desordem no local de trabalho? Estas são as consequências!

Perda de tempo

Quando os equipamentos, as ferramentas ou os materiais de trabalho não estão armazenados de forma suficientemente clara, pode-se desperdiçar muito tempo e energia à procura deles. Durante a procura, o fluxo de trabalho interrompe-se e o trabalhador deixa de dedicar tempo as suas tarefas, influenciando negativamente na produtividade. Em resumo: para além de perder tempo, perde-se dinheiro. Em caso de emergência, o tempo perdido na busca de equipamento de primeiros auxílios, por exemplo, tem consequências ainda mais graves.

Aumento do risco de acidentes

Sabia que os objetos espalhados são uma das razões mais comuns para lesões no trabalho? Não só supõem um risco de tropeçar, ou corta-se, como também podem bloquear alguma via ou saída de emergência. Recipientes mal fechados ou mal armazenados podem ser derrubados em qualquer momento de descuido, e o seu conteúdo derramado, aumentando o risco de queda. No caso de substâncias perigosas, os derrames e fugas acidentais podem implicar riscos significativos para a saúde e o ambiente.

Fugas invisíveis e falta de higiene

A limpeza é uma medida essencial para a segurança no trabalho. A sujidade é fácil de ignorar num ambiente de produção movimentado, o que pode fazer com que as fugas passem despercebidas. Uma fuga de óleo, por exemplo, não é tão visível numa máquina suja como numa máquina limpa e na pior das hipóteses, a falta de limpeza de certas substâncias pode ter consequências negativas na saúde dos trabalhadores. Para garantir que as fugas são identificadas, pode instalar um SpillGuard®, o novo sistema inovador de aviso de derrame de substâncias perigosas inventado pela DENIOS. Este revolucionário sistema detecta rapidamente fugas e dispara um alarme acústico e luminoso para avisá-lo instantaneamente. Pode utilizar um SpillGuard® juntamente com os absorventes industriais DENSORB®. Basta colocar o DENSORB® debaixo de uma máquina de acesso e visibilidade limitados, para capturar qualquer fuga de substância perigosa.

O MÉTODO 5S AJUDA-o A TORNAR O SEU NEGÓCIO MAIS SEGURO

A metodologia 5S é um sistema de gestão de qualidade desenvolvido pela Toyota, no Japão que visa melhorar a ordem, organização e limpeza e, consequentemente, a produtividade e segurança. As 5 letras S representam as letras iniciais das cinco etapas que são seguidas durante o processo. No original, estes são os termos japoneses:

  • Seiri - Classificar

  • Seiton - Organizar

  • Seiso - Limpar

  • Seiktsu - Normalizar

  • Shitsuke - Manter

Os acidentes são frequentes em áreas de trabalho desarrumadas. O método 5S ajuda, significativamente, a minimizar os riscos de acidentes laborais.

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Um conselho: Envolva os seus empregados no processo desde o início. Para além de conhecerem melhor o seu local e posto de trabalho, podem fornecer informações importantes sobre problemas comuns. Por outro lado, ao estar implicados, é mais fácil que aceitem as novas medidas e que colaborem para implementá-las. Isto é fundamental já que o sistema 5S é um método de melhoria contínua para o qual a disciplina e constância são fundamentais.

Como implementar o método 5S

Classificar
Organizar
Limpar
Normalizar
manter

Classificação, organização, limpeza, normalização e autodisciplina – são os 5 passos necessários para aplicar corretamente o método 5S. A seguir, apresentamos as medidas individuais de cada passo, bem como os produtos DENIOS ideais para aplicar cada uma delas.

1. Classificar

Com o tempo, nos postos de trabalho, acumulam-se muitos objetos diversos, incluindo objetos que já não são utilizados, ou que raramente são necessários. É frequente encontrarem-se ferramentas inúteis, porque já não se usam ou porque estão estragadas. Esta desordem, torna o local de trabalho confuso e dificulta o fluxo de trabalho. O primeiro passo é, portanto, descartar ou realocar tudo o que não for absolutamente necessário para a realização das atividades.

  • O que é necessário para as atividades diárias e o que é utilizado com menos frequência?

  • Há objetos que não são necessários?

  • É necessário ter objetos duplicados?

  • Existem ferramentas inutilizáveis ou partidos que possam ser recicladas ou eliminadas?

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Um conselho: É frequente segregarem-se os resíduos tais como recipientes vazios, embalagens, ou documentos inúteis em cada posto de trabalho. Uma alternativa é criar um sítio de recolha de resíduos centralizado com caixas e recipientes adequados.

Contentores basculantes

Para armazenamento e transporte de materiais ou resíduos.

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Contentores empilháveis

Para a recolha de resíduos ou como opção de armazenamento com poupança de espaço.

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Caixa-palete de grade

Para armazenagem e recolha de uma grande variedade de mercadorias a granel, peças ou embalagens pequenas.

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2. Organizar

Após a triagem, em cada posto de trabalho, apenas deve de haver itens absolutamente necessários para as atividades realizadas e cada um deles deve ter o seu lugar próprio identificado. A regra é: o que é usado frequentemente deve estar à mão e encontrado rapidamente, por qualquer pessoa. Ferramentas, materiais ou equipamento que são utilizados com menos frequência devem ser armazenados de tal forma que se encontram facilmente quando necessários e não impedem processos regulares.

  • Cada item tem o seu sítio fixo de armazenamento devidamente identificado.

  • As áreas de armazenamento são selecionadas de acordo com a frequência de utilização.

  • A ordem pela qual os itens são utilizados durante a atividade deve ser considerada.

  • Os aspectos ergonómicos devem ser tidos em conta na colocação dos sítios de armazenamento.

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Um conselho: Uma grande variedade de produtos facilita-lhe o armazenamento de ferramentas, materiais ou equipamentos de forma ordenada. Desde pastas de arquivo no escritório até parafusos na oficina: os nossos armários são desenhados par uma grande variedade de configurações e equipamento consoante as necessidades de armazenamento. As fechaduras integradas previnem o roubo e o acesso não autorizado. As estantes permitem poupar espaço e um acesso fácil aos itens armazenados. Graças ao seu desenho flexível, podem ser estendidas e divididas consoante as necessidades o que os torna particularmente prático quando um armazém é frequentemente reorganizado ou as necessidades de armazenamento variam. As caixas de armazenamento com abertura frontal permitem visualizar e alcançar rapidamente o material armazenado.

Para garantir que o equipamento de primeiros socorros ou absorventes adequados possam ser encontrados rapidamente, o material de emergência deve estar disponível em sítios fixos, conhecido e identificado. Encontrará também produtos ideais para isso na loja online do DENIOS.

Armários de material

Vários modelos e equipamento para um armazenamento seguro.

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Estantes

Espaço de armazenamento flexível e estensíveis.

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Caixas com abertura frontal

Para um armazenamento visual e ordenado de peças pequenas.

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Contentores multiusos

Para uma rande variedade de aplicações.

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Limitações de acesso

Para prevenir acessos não autorizados a bens e documentação.

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Caixas para chaves

Para guardar e organizar chaves em segurança.

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Armário DENSORB®

Para ter os absorventes industriais DENSORB® sempre à mão.

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Kits de primeiros socorros

O seu equipamento de emergência em dispensadores práticos, malas e armários.

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3. Limpar

A limpeza regular do local de trabalho não é apenas necessária por razões de higiene. Pode-se aproveitar a limpeza para realizar tarefas de inspeção e manutenção e verificar o estado dos equipamentos e máquinas. A limpeza não só proporciona um ambiente de trabalho mais agradável, como também reduz o risco de acidentes de trabalho e favorece a deteção de defeitos, prevenindo avarias técnicas.

  • Identificar e eliminar as causas de contaminação.

  • Definir uma rotina fixa de limpeza para cada área de trabalho.

  • Estabelecer uma metodologia de limpeza que abranja a inspeção e manutenção em simultâneo.

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Um conselho: A utilização conscienciosa de materiais de limpeza protege o ambiente e a sua carteira. Graças às latas humidificadoras e pulverizadores FALCON, os produtos de limpeza são doseados com muita precisão e não há desperdícios de produto. Por exemplo, com os humidificadores FALCON realiza-se um uso seguro e económico dos produtos de limpeza já que o líquido excedente no prato dispensador, flui diretamente de volta para o recipiente. Os panos de especiais de limpeza industrial podem ser lavados após utilização e reutilizados.

Humedecedores e pulverizadores FALCON

Para o uso económico e limpo de agentes de limpeza.

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Panos de limpeza

Para trabalhos de limpeza em todas as áreas industriais.

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Equipamento de limpeza

Equipamento desde carrinhos de limpeza até pinças e vassouras magnéticas.

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4. Normalizar

O plano de organização e limpeza desenvolvido deve ser mantido e transferido a todas as áreas de trabalho e linhas de produção semelhantes. A normalização assegura a ordem e limpeza dos postos e áreas de trabalho, mas também facilita as possíveis mudança de postos de trabalho dentro da empresa e a formação de novos empregados.

  • Definir normas para a organização do local de trabalho, ciclos de limpeza, bem como responsáveis e registá-los.

  • Transferir as normas de ordem e limpeza desenvolvidas para áreas de trabalho semelhantes.

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Um conselho: A organização do local de trabalho deve ser clara, compreensível e acessível para todos os empregados. As normas de ordem, limpeza e responsáveis, anotadas num documento, podem ser afixadas em painéis transparentes, com suporte de parede ou sobre a mesa de trabalho.

Painéis e sistemas de informação

Para expor as novas regras de ordem e limpeza na empresa.

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5. Manter

Uma vez as áreas e postos de trabalho organizados de forma óptima, deve certificar-se de que se mantém assim. Para que o caos não reapareça em poucos dias, as novas regras de ordem e limpeza devem tornar-se um hábito, e para que o sistema funcione permanentemente, todos devem seguir o exemplo. Por conseguinte, o método 5S não deve ser considerado como um projeto pontual, mas como uma rotina de melhoria contínua.

  • Integrar as suas novas regras e princípios de ordem nas instruções operativas.

  • Realizar formação regular

  • Atribuir pequenas recompensas pelo cumprimento das normas de ordem e limpeza pode ser útil.

Muito importante: os supervisores devem ser um exemplo na nova cultura da ordem e limpeza!

Temos todo o gosto em aconselhá-lo!

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