As fugas e derrames de líquidos perigosos são frequentes e podem acontecer a qualquer momento. Se armazenou o recipiente numa bacia de retenção, procedeu corretamente: evita que as substâncias perigosas entrem em contacto com o solo e possam contaminar as águas subterrâneas ou residuais. Mas e agora? Como é que o líquido é retirado da bacia? Durante esta tarefa, aparentemente simples, podem ser cometidos erros graves. Descubra, aqui, como esvaziar corretamente uma bacia de retenção e o que nunca deve fazer.
Quando descobre um derrame numa bacia de retenção, não boa ideia adiar a sua limpeza.
No caso de derrame na bacia de retenção, é necessário esvaziá-la quanto antes, por um lado, para garantir a disponibilidade imediata da bacia com o volume de retenção suficiente, e por outro, porque as substâncias derramadas podem emitir gases perigosos para a saúde e/ou serem suscetíveis de provocar um incêndio.
A primeira coisa a fazer é avaliar o risco representado pela fuga, identificar a substância derramada e a sua quantidade. Dependendo desta avaliação, poderá ter de desligar equipamentos e/ou evacuar a área. Se necessário, também deverá informar os bombeiros e qualquer outro pessoal auxiliar.
Para identificar rapidamente qualquer fuga, recomendamos o sistema de alarme SpillGuard®. Este inovador dispositivo, detecta a presença de líquido na bacia de retenção e avisa-o através do um alarme sonoro e luminoso.
Em caso de fuga, deve tomar medidas imediatas, mas lembre-se: a segurança vem sempre primeiro!
O esvaziamento de uma ciaxa de retenção deve ser abordado tal como a limpeza de qualquer outra fuga. Um dos primeiros passos é, portanto, a colocação do Equipamento de Proteção Individual (EPI) apropriado. Isto inclui, pelo menos:
Sapatos de segurança
Dependendo da substância a limpar, outros equipamentos como a proteção respiratória ou de corpo inteiro podem também ser necessários. Consultar as instruções de funcionamento ou as fichas de segurança dos produtos envolvidos e do equipamento de proteção.
Basta inclinar a bacia e entornar o conteúdo? Nem pensar!
Ao transportar e despejar uma bacia ou bandeja de contenção, existe um alto risco de fugas secundárias. Por esta razão, nunca se devem deslocar com empilhadora, nem manualmente. Basta um pequeno descuido para pôr em risco que a saúde e segurança dos trabalhadores e prejudicar o meio ambiente.
Mesmo que a bacia se tenha enchido acidentalmente com água da chuva, não se limite a esvaziá-la para o chão! A água pode estar contaminada com resíduos de materiais perigosos previamente armazenados.
Despejar a baica de retenção com a ajuda de outros recipiente também não é boa opção.
A probabilidade de entornar o recipiente e provocar fugas secundárias é grande. Para além disso, o perigo de contacto com o corpo é muito grande, mesmo no caso de se utilizarem as proteções adequadas. Não vale a pena correr riscos desnecessários.
Em vez disso, utilize uma bomba ou um aspirador de líquidos para recolher a substância derramada. Para pequenas quantidades de líquido, um material absorvente pode ser suficiente. Aspire a máxima quantidade de líquido possível e, depois, assegure-se de que não restam quaisquer resíduos com a ajuda de um absorvente industrial. Finalmente, a bacia de retenção deve ser lavada e descontaminada.
Utilizar uma bomba para todas as substâncias? De modo algum!
Não só as medidas de segurança a serem tomadas dependem das substâncias, todas as bombas, aspiradores de líquidos e material absorvente utilizados devem também ser adequados ao produto derramado! Organize o material e mantenha-o sempre à mão para atuar rapidamente em caso de emergência.
Dependendo do líquido derramado, pode ser utilizada água ou um produto de limpeza adequado para descontaminar o recipiente de retenção. Contudo, evite limpezas mecânicas agressivas e não utilize produtos que possam danificar o material da bacia (como por exemplo produtos de limpeza abrasivos). Caso contrário, a funcionalidade da bacia de retenção já não pode ser garantida.
VEspecialmente após um derrame, deve examinar minuciosamente o fundo da bacia e as substâncias que armazena nela. Se forem armazenados produtos incompatíveis, podem ocorrer misturas indesejáveis no caso de fugas. Verifique sempre a compatibilidade dos produtos químicos.
Os líquidos aspirados devem ser eliminados de acordo com os regulamentos legais e deve-se ser garantido o transporte seguro de qualquer material perigosos que sai das instalações. As empresas de eliminação de resíduos podem informá-lo sobre esta gestão.
A recolha temporária dos absorventes contendo substâncias perigosas, pode ser feita em recipientes ASP. Estes são tanques de parede simples ou dupla, galvanizados a quente.
A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!