No seu compromisso com o meio ambiente e como exemplo da melhora contínua e preocupação pela segurança laboral dos seus alunos, professores, investigadores e restantes trabalhadores, o Departamento de engenharia Química da Universidade de Coimbra (DEQ-FCTUC) investiu, nos últimos anos, na segurança face ao armazenamento e manuseamento dos seus produtos químicos, inflamáveis e tóxicos.
O DEQ-FCTUC contratou a DENIOS para adquirir dois armazéns externos, a fim de armazenar com segurança e classificar os produtos químicos e inflamáveis provenientes dos laboratórios de formação e investigação.
O projeto teve em conta as diferentes propriedades dos produtos armazenados, optando pelos máximos standars de qualidade e segurança que oferece o mercado.
O DEQ-FCTUC projetou a necessidade em adquirir dois armazéns, para colocar no exterior das suas instalações com o objetivo de armazenar de forma segura e classificada, os diferentes produtos químicos e inflamáveis, provenientes do trabalho diário dos diferentes laboratórios (tanto de formação como de investigação) que o compõem.
Para garantir a eficiência da solução a adotar e seguindo a sua política de sustentabilidade meio ambiental e segurança laboral, foi solicitada uma solução fornecida por DENIOS.
Dada a diversidade de recipientes utilizados (bidões, garrafas e jerricãs) e as distintas tipologas de produtos, eram necessárias medidas práticas para um armazenamento seguro e versáteis nas respetivas capacidades, separação e funcionalidade dos contentores,
De acordo com as normas de segurança relativa aos produtos armazenados, a DENIOS instalou dois armazéns projetados à medida nas instalações exteriores do DEQ-FCTUC
Um dos contentores foi certificado REI 120, considerado um dos contentores modulares mais seguros do mercado. A resistência ao fogo dos contentores para inflamáveis da DENIOS é certificada e provada através de um ensaio efetuado em uma câmara de combustão em que é deflagrado um incêndio durante mais de 120 minutos. Com estes contentores modulares da DENIOS, foi possível economizar e otimizar o espaço existente, uma solução eficiente, de acordo com a legislação de armazenamento e respetivas medidas de segurança no trabalho.
A DENIOS projetou uma solução baseada em dois armazéns standards, de produção própia, personalizados à medida do cliente, conforme as suas necessidades específicas.
Face à necessidade de armazenar produtos inflamáveis, foi proposto um armazém que tivesse uma resistência ao fogo conforme Portaria Nº 1532/2008 de 29 de Dezembro.
Foi fornecido um contentor transitável, tipo BMC‐240, resistente ao fogo REI 120 minutos em todo o seu conjunto (painéis R120 + estrutura EI120). Resistência ao fogo provada em câmara de combustão segundo UNE EN 13501, com fogo desde o exterior e interior.
O contentor está certificado com a Homologação Geral de Construção pelo Instituto Alemão de Técnicas Construtivas (DIBt, Berlin).
BACIAS DE RETENÇÃO:
A bacia de retenção integrada na base do contentor, assegura a recolha dos possíveis derrames existentes. A qualidade das bacias de retenção da DENIOS é certificada mediante ensaios de estanqueidade segundo as mais rigorosas normas europeias. Uma grade de suporte galvanizada/ trámex especial, assente sobre a bacia y com alta capacidade de carga, favorece a circulação com porta-paletes no interior do contentor.
VENTILAÇÃO:
O armazém dispõe de ventilação forçada ATEX, que evita a acumulação de atmosferas potencialmente inflamáveis no interior do armazém, realizando várias renovações de ar no interior a cada hora. Do mesmo modo, elimina possíveis maus odores da volatilidade dos produtos armazenados.
ILUMINAÇÃO:
No interior do armazém, é instalada uma iluminação ATEX, de dois tubos florescentes com proteção anti fogo.
PORTAS:
Na porta do contentor, foi instalado um sistema de bloqueio electromagnético de portas, que permite manter as mesmas abertas durante os processos de carga e descarga, facilitando o manuseamento no interior do contentor modular.
O sistema está preparado para o fecho automático da porta, em caso de incêndio, mediante um detetor interior de incêndios (resistente ao fogo).
A porta com fechadura evita o acesso a pessoal não autorizado, prevenindo assim possíveis acidentes e manuseamento indesejado.
O segundo contentor armazenado, tinha outro tipo de requerimentos.
Face à necessidade de armazenar produtos QUÍMICOS CORROSIVOS, como por exemplo, Ácido Nítrico, Ácido Sulfúrico e Hidróxido de Sódio, foi fornecido um contentor transitável, tipo WHG.
BACIAS DE RETENÇÃO:
O Armazenamento de produtos ácidos e bases no seu conjunto, é impossível e extremamente perigoso, assim que, optaram-se por 2 soluções:
Para proteger a bacia de retenção em aço galvanizado (solução inserida de origem no contentor) de possíveis derrames dos produtos corrosivos armazenados, foi colocada uma bacia de retenção em polietileno no seu interior.
Dada a naturesa dos produtos (ácidos e bases) a segunda solução passou por dividir essa mesma bacia de retenção em dua partes: uma para o armazenamento e recolha de bases, e a segunda para recolha e armazenamento de possíveis derrames de ácidos.
VENTILAÇÃO:
O armazém dispõe de ventilação natural, através de grades colocadas nas laterias do contentor.
PORTAS:
Na porta do contentor, foi instalado um sistema de bloqueio electromagnético de portas, que permite manter as mesmas abertas durante os processos de carga e descarga, facilitando o manuseamento no interior do contentor modular.
A porta com fechadura evita o acesso a pessoal não autorizado, prevenindo assim possíveis acidentes e manuseamento indesejado.
Com a colaboração da DENIOS, o DEQ-FCTUC garantiu um prático e seguro armazenamento de produtos químicos e inflamáveis, contribuindo desta maneira para a proteção máxima do meio ambiente e dos seus alunos, professores, investigadores, visitas e restantes trabalhadores.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!