O armazenamento inadequado de substâncias químicas pode causar graves acidentes, afetando a saúde das pessoas e o meio ambiente. A mistura acidental de produtos químicos pode levar a explosões, incêndios e liberação de gases tóxicos. Para garantir a segurança em fábricas, laboratórios e oficinas, é fundamental seguir normas básicas de armazenamento. Estas práticas minimizam os riscos e asseguram um ambiente de trabalho seguro e protegido.
Este guia apresenta-lhe as 12 normas básicas para o armazenamento seguro de substâncias químicas.
Reduza ao mínimo necessário a quantidade de produtos químicos nos locais de trabalho para facilitar o isolamento e minimizar os riscos. O armazenamento descentralizado de produtos químicos em armários de segurança e depósitos para produtos químicos apresenta muitas vantagens frente ao armazenamento centralizado afastado dos postos de trabalho.
Evite armazenar produtos químicos em recipientes abertos. É crucial que os recipientes de segurança sejam hermeticamente fechados, preferencialmente com algum tipo de dispositivo de bloqueio de segurança automático, quando não estiverem em uso para evitar vazamentos e contaminação.
Classifique e rotule os produtos perigosos de acordo com os critérios do Regulamento CLP (Regulamento (CE) N.º 1272/2008) para garantir que sejam armazenados adequadamente com base nos riscos que apresentam (inflamáveis, corrosivos, tóxicos, etc.).
Armazene produtos perigosos incompatíveis em locais separados para evitar reações perigosas. Produtos que podem reagir entre si não devem ser armazenados juntos.
Instalar sistemas de contenção como as bacias e bandejas de retenção para prevenir a propagação de derramamentos. Estas devem ser capazes de conter, pelo menos, 110% do volume do maior recipiente armazenado.
Selecione recipientes que suportam os efeitos corrosivos das substâncias armazenadas, garantindo a sua integridade e segurança. Reserve o uso de recipientes de vidro apenas para pequenas quantidades de substâncias, utilizando proteções adequadas e pegas para facilitar a manipulação segura.
Disponibilize e exija o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados, como luvas, óculos de proteção, máscaras, e outros, para todos os funcionários que manipulan produtos perigosos. Certifique-se de que os EPIs estejam em boas condições e sejam adequados para os riscos específicos dos produtos.
Mantenha uma ventilação adequada nos locais de armazenamento, especialmente onde são guardados produtos tóxicos ou inflamáveis, para evitar a acumulação de vapores perigosos. Realize as atividades de transferência e trasfega de produtos em postos de trabalho com extração ou cabinas de contenção transitáveis.
Utilize sinalização e marcação de chão para dividir as áreas de armazenamento e trabalho em seções diferenciadas, identificando claramente as substâncias e as suas quantidades para uma resposta rápida em caso de emergência. Garanta também que as saídas estejam desobstruídas e sinalizadas.
A proteção contra incêndios começa com a prevenção. Opte por soluções de armazenamento que ofereçam proteção contra incêndio, como estruturas resistentes ao fogo, alarmas incorporados e sistemas de supressão de incêndios. Instale sistemas de proteção adequados, como extintores específicos para os tipos de produtos armazenados, sinalização de emergência e dispositivos de aviso e detetores de fumo.
Reduza o risco de atmosferas explosivas evitando atividades que gerem calor ou faíscas nas áreas de armazenamento. Para substâncias inflamáveis, adote medidas como evitar fontes de calor, utilizar barreiras resistentes ao fogo, instalações elétricas antiexplosivas e procedimentos básicos de combate a incêndios. Utilize equipamentos e ferramentas especiais adequados para zonas com perigo de explosão ATEX.
Estabeleça procedimentos seguros para o armazenamento e manipulação de produtos químicos, garantindo que todos os trabalhadores conheçam os riscos associados através de formação regular. Mantenha registos atualizados dos produtos, incluindo fichas de dados de segurança, quantidades e localização. Desenvolva e implemente um plano de emergência e realize inspeções regulares para garantir a conformidade e identificar riscos.
A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!