DENIOS Portugal
Alameda da Empresa, nº 64
Candal Park – Fração AL-14
4400-133 Vila Nova de Gaia

Tel: +351 800 11 31 56 (gratuito)
Email: info@denios.pt
Web: denios.pt

Baterias de iões de lítio: perguntas frequentes

As baterias de iões de lítio são um dos sistemas de armazenamentos de energia mais utilizados na atualidade: alimentam a smartphones, PCs, chaves de fendas elétricas, corta-relva, bicicletas e carros elétricos e muito mais. A grande vantagem das baterias de lítio é que armazenam enormes quantidades de energia num espaço muito reduzido. No entanto, em caso de danos, defeitos de produção ou manuseamento incorreto, a energia carregada pode ser libertada subitamente numa “fuga térmica" e causar incêndios graves. A DENIOS responde aqui às perguntas mais frequentes sobre o manuseamento de baterias de lítio, a fim de minimizar os riscos de incêndio e para que saiba atuar corretamente em caso de acidente.

Tipos de baterias de lítio

QUE PILHAS DE LÍTIO EXISTEM?

Existem diferentes tipos e baterias de ião de lítio. As baterias de lítio diferem por um lado na sua química celular e existem, por exemplo, baterias de óxido de cobalto de lítio (LiCoO2) ou de fosfato de ferro e lítio (LiFePO4). Por outro lado, diferem no seu desempenho consoante o número de células incorporadas na bateria (baixo, médio e alto desempenho).

 

QUE TIPO DE PILHA DE LÍTIO SE INCENDIAMAIS FREQUENTEMENTE?

Embora certas composições sejam geralmente consideradas mais seguras, não existem estatísticas relativas à química celular que confirmem um aumento ou diminuição do risco de incêndio de certos tipos de baterias. Na prática, sabes que o maior risco de incêndio provém de uma bateria defeituosa.

Seguros e baterias de lítio

A MINHA SEGURADORA IMOBILIÁRIA TEM DE SER INFORMADA DA UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS ALIMENTADOS POR BATERIAS DE LÍTIO?

Como regra, a seguradora imobiliária deve ser notificada por um aumento do risco, ou seja, de um desvio das condições originalmente estabelecidas. Um bom exemplo é o comerciante de bicicletas que vendia principalmente bicicletas convencionais e passa, agora, a oferecer bicicletas elétricas. Em caso de dúvida, recomendamos-lhe que consulte a sua seguradora imobiliária a fim de esclarecer a sua situação particular, e de que tome as medidas de segurança adequadas para o uso e armazenamento das baterias de lítio.

É NECESSÁRIO MANTER UM REGISTO DE BATERIA?

O registo da quantidade e tipo de baterias de lítio armazenadas não é exigido por lei, contrariamente às substâncias perigosas que devem ser registadas. No entanto, faz sentido manter um registo de baterias de modo a conhecer as quantidades de baterias de iões de lítio presentes na empresa e os potenciais perigos resultantes. Este processo também lhe proporciona dados importantes para a sua avaliação de risco, da qual podem derivar medidas de segurança adequadas e específicas para baterias de lítio.

Armazenamento de bateria de lítio

QUANTAS BATERIAS DE LÍTIO PODEM SER ARMAZENADAS NOS EDIFÍCIOS?

Não existe, atualmente, nenhum regulamento legal sobre o número máximo de baterias de lítio que podem ser armazenadas nos edifícios. A sua seguradora imobiliária especificará isto.

POR QUE É QUE AS PILHAS DE LÍTIO NÃO DEVEM SER TOTALMENTE CARREGADAS ANTES DO ARMAZENAMENTO?

As baterias de iões de lítio não devem ser completamente carregadas antes do armazenamento, para evitar o envelhecimento rápido da bateria. Além disso, em caso de incêndio, quanto menor a quantidade de energia armazenada, menor os perigos e consequências da reação.

FAZ SENTIDO tapar OS polos DA BATERIA DE LÍTIO ANTES DE A ARMAZENAR?

Sim, faz sentido, visto que reduz significativamente o risco de curto-circuito. No entanto, os polos só podem ser tapados com fita adesiva em células únicas com polos descobertos. Se os polos estiverem protegidos pela caixa da bateria, não é possível tapá-los.

QUAL É A MELHOR MANEIRA DE ARMAZENAR BATERIAS DE LÍTIO DURANTE UM Período MAIS LONGO?

As baterias de iões de lítio devem idealmente ser armazenadas a baixa temperatura, em armários para baterias de lítio ou armazéns específicos para baterias de lítio. O estado de carga (SoC) das baterias de lítio deve situar-se entre 30% e 50%, e ser controlado regularmente para evitar descargas profundas. Por baixo de 5% de carga, é conveniente recarregada a bateria para evitar danos derivados do processo de descarga natural. Este processo é individual e depende de vários fatores: temperatura, estado original de carga e química celular. Em alguns produtos, tais como em robots corta-relva, existem funções especiais para executar o carregamento automático das baterias no inverno. No entanto, são necessários testes manuais regulares.

COMO PODEM AS ESPECIFICAÇÕES PARA O ARMAZENAMENTO seguro DAS BATERIAS DE LÍTIO SER IMPLEMENTADAS corretamente NAS OPERAÇÕES DIÁRIAS?

A Associação Alemã de Seguradoras de Propriedades (VdS) prescreve uma separação estrutural ou espacial para o armazenamento de baterias de lítio, em que se aplicam diferentes distâncias de segurança, dependendo da potência armazenada. Os armários de armazenamento ou carregamento são uma óptima solução na prática, uma vez que são fáceis de integrar nas áreas e processos de produção, de um ponto de vista organizacional. Os armários de carga permitem definir pontos de carregamento fixos, onde os trabalhadores colocam os seus dispositivos de carga. Deste modo, asseguram-se as distâncias de segurança exigidas.

QUANTAS PILHAS PODEM SER ARMAZENADAS NUM ARMÁRIO para baterias de IÕES DE LÍTIO?

Não existe um limite de quantidade de armazenamento legal ou de segurança. Na prática, o tamanho e a conceção do armário da bateria determinam o possível volume e peso de armazenamento (capacidade de carga dos níveis de armazenamento). O armário SafeStore da DENIOS, por exemplo, permite o armazenamento de baterias de lítio com um peso total de 75 kg por nível de armazenamento. Os requisitos de potência dos carregadores são também relevantes ao selecionar um armário de carregamento. O armário de carregamento DENIOS SmartStore conta com 3 carregadores de 16A. Se o armário para baterias de iões de lítio tiver um sistema de extinção integrado, o manual de instruções deve fornecer informação sobre o espaço de armazenamento livre mínimo a manter para assegurar uma extinção eficaz no caso de um incêndio.

ESTÃO TAMBÉM DISPONÍVEIS ARMÁRIOS DE ARMAZENAMENTO DE BATERIAS DE LÍTIO PARA USO EXTERIOR?

Para armazenar pequenas quantidades de baterias de iões de lítio no exterior, a DENIOS oferece o sistema compacto de armazenamento de proteção contra incêndios RFP 115 Li-Ion.

CARREGAMENTO DE BATERIAS DE LÍTIO

O RISCO DE INCÊNDIO EXISTE APENAS DURANTE O PROCESSO DE CARGA?

Há um risco acrescido de incêndio durante o carregamento das baterias de iões de lítio. O perigo é particularmente grande quando se recarrega uma bateria com um defeito crítico ou com um carregador inadequado.

QUE CARREGADOR DEVE SER UTILIZADO PARA AS BATERIAS DE IÕES DE LÍTIO?

O carregador deve ser compatível com as baterias de lítio utilizadas e devem utilizar-se os carregadores fornecidos ou recomendados pelo fabricante da bateria. A utilização de produtos falsificados não é aconselhável.

QUE MEDIDAS TOMAR, DURANTE O CARREGAMENTO DE BATERIAS DE IÕES DE LÍTIO FORA DOS PERÍODOS NÃO OPERACIONAIS?

O carregamento de uma bateria de lítio deve ser sempre feito sob supervisão. No entanto, ao carregar baterias de iões de lítio durante as horas não operacionais, por exemplo, à noite ou aos fins de semana, a supervisão do pessoal não é garantida. Por razões de segurança, faz, portanto, sentido utilizar um armário de carregamento profissional como o SmartStore da DENIOS, concebido para o carregamento seguro de baterias de lítio.

Lidar com baterias defeituosas

COMO SE RECONHECE UMA BATERIA DE LÍTIO DEFEITUOSA?

As baterias de lítio defeituosas representam o maior perigo, mas não é sempre fácil detetá-las já que podem apresentar defeitos internos, invisíveis do exterior. Os sinais externos de baterias de lítio defeituosas são, por exemplo, uma caixa danificada (danos mecânicos) ou uma caixa inchada (danos térmicos).

COMO LIDAR COM BATERIAS DE LÍTIO DEFEITUOSAS?

Se a bateria de lítio apresentar danos externos significativos, deve ser imediatamente separada e eliminada. Devem usar-se contentores de quarentena adequados e caixas de transporte aprovadas para baterias de lítio defeituosas ou danificadas.

QUE FAZER SE UMA BATERIA SOFRER UMA QUEDA OU IMPACTO?

A queda da bateria ao chão pode causar-lhe danos mecânicos dependendo da altura da queda, do chão ou da qualidade da bateria (é um produto robusto de qualidade ou um produto inferior?). Em caso de queda, deve-se verificar a bateria: a caixa está rachada? A bateria ainda é funcional? O carregador assinala um problema? Não é recomendado tentar reparar uma bateria, por exemplo, com fita adesiva. As baterias gravemente danificadas devem ser inspecionadas e reparadas profissionalmente ou eliminadas.

INCÊNDIOS DE BATERIAS DE LÍTIO

QUE SITUAÇÕES PODEM CAUSAR O INCÊNDIO DE BATERIAS DE LÍTIO?

A causa primordial de incêndios em baterias de iões de lítio é um curto-circuito, dentro de uma célula, desencadeado por sobrecarga, aquecimento ou entrada de corpos estranhos, originando uma fuga térmica.

AS FUGAS TÉRMICAS SÃO VISÍVEIS?

Sim, através dos gases ou fumo que se escapam da bateria de lítio. Cuidado: o tempo em que a bateria libera fumo antes de ocorrer a fuga térmica varia muito e não pode ser estimado com exatidão. Em caso de escape de gases ou fumo, o perigo é iminente.

POSSO EXTINGUIR UMA PILHA DE IÕES DE LÍTIO INCENDIDA?

O curto-circuito interno dentro de uma célula provoca uma reação em cadeia (as células adjacentes, dentro do mesmo módulo, sobreaquecem e reagem à sua vez). Uma vez que uma célula entra em fuga térmica, é impossível parar a reação. A única forma de interromper a reação em cadeia e que as células adjacentes não sejam afetadas, é arrefecendo-as com um agente extintor.

QUE AGENTES EXTINTORES SÃO ADEQUADOS PARA EXTINGUIR INCÊNDIOS DE BATERIAS DE IÕES DE LÍTIO?

As baterias de lítio extinguem-se, principalmente, com grandes quantidades de água, devido ao efeito de arrefecimento. Os contentores de armazenamento de baterias de iões de lítio da DENIOS oferecem uma vasta gama de equipamento para o combate aos incêndios, incluindo sistemas de extinção automática com água. No entanto, em casos específico, a água pode ser inadequada sendo recomendável usar agentes extintores específicos para fogos metálicos. Os armários para baterias de iões de lítio da DENIOS estão disponíveis em vários modelos com tecnologia de extinção por aerossol. Para minimizar possíveis danos causados pelo fogo, pode-se utilizar um material protetor (Pyrobubbles®) dentro das caixas de transporte. Este material, sob a forma de grânulos e composto por dióxido de silício, tem uma baixa condutividade térmica e tem um efeito isolante eléctrico.

É NECESSÁRIA RECOLHER A ÁGUA USADA NO COMBATE AO INCÊNDIO?

A necessidade de retenção de água de incêndio é decidida, individualmente, pela autoridade competente. Em todo caso, a DENIOS oferece soluções e equipamento adequados para contentores e salas de armazenamento e barreiras de retenção de líquidos.

Aproveite os nossos conselhos e experiência

O nosso ponto forte é o assessoramento especializado e a grande diversidade de serviços e produtos. Os nossos especialistas deslocam-se até si! Contacte-nos por telefone ou envie um email para info@denios.pt!

Assessoramento especializado gratuito 800 11 31 46

Artigos relacionados

Artigo

Carregamento de baterias de lítio: uma grande responsabilidade.

Saiba que precauções deve tomar durante o carregamento de baterias de lítio para aumentar a segurança na sua empresa e evitar complicações desnecessárias com o seu seguro e perante a lei.

Saber mais
FAQ

Baterias de iões de lítio: perguntas frequentes

Tem perguntas sobre as baterias de lítio? Aqui estão as respostas! Para minimizar os riscos potenciais das baterias de lítio e estar perfeitamente preparado em caso de incêndio, a DENIOS responde aqui às perguntas mais frequentes dos clientes sobre o manuseamento de baterias de lítio.

Saber mais
Estudo de caso

Mobilidade elétrica: armazenamento seguro de baterias de lítio

A DENIOS foi encarregada de armazenar baterias de tração de lítio e células de bateria de lítio para o desenvolvimento elétrico e eletrónico no sector automóvel. O sistema instalado ao ar livre oferece aprovação geral das autoridades de construção, 90 minutos de proteção contra incêndios por dentro e por fora e equipamento personalizado.

Saber mais
Guia

Normas básicas de armazenamento de substâncias químicas

Para além dos riscos associados aos produtos químicos de forma individual, a mistura acidental de diferentes produtos pode desencadear reações químicas muito perigosas. Para evitar acidentes no armazenamento de produtos químicos, é necessário tomar determinadas precauções e aplicar medidas de segurança. Aqui pode encontrar um resumo das normas mais importantes com respeito a recipientes para produtos químicos.

Saber mais
Artigo

Combate aos incêndios de baterias de lítio

Sabe como atuar em caso de incêndio de baterias de iões de lítio? Este tipo de incêndios é particularmente difícil de combater. Neste artigo aprenderá a extingui-los da forma mais segura e tomará consciência dos riscos associados.

Saber mais
i

A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.

Menu
Log In
O seu carrinhoAdicionar ao carrinho
Ir ao carrinho
Teremos todo o gosto em aconselhá-lo!

Telefone-nos ou preencha o formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.

De segunda a sexta das 8h às 17h