Nas instalações de lubrificantes da CEPSA, a Lubrisur, fabricam-se cerca de 400 variedades diferentes cada ano. Produtos destinados a veículos, motas, navios, turbinas eólicas, instalações industriais entre outras utilizações.
A CEPSA Lubrisur precisava de uma solução para aquecer bidões de aditivos a diferentes temperaturas e reduzir o tempo necessário para os aquecer. Também era necessario que o sistema contribuisse para a melhoria da produtividade, a poupança de energía e a inovação tecnológica.
O grande desafio da Cepsa para a DENIOS foi a concepção e desenvolvimento de um sistema capaz de aquecer bidões de aditivos a diferentes temperaturas, cumprindo rigorosamente as especificações do fabricante para cada aditivo e reduzindo o tempo de aquecimento. Além disso, a câmara térmica deveria ter elementos de controlo que permitissem o funcionamento remoto pelo sistema de controlo central da fábrica, permitindo a monitorização do tempo de aquecimento, da temperatura atingida e de outros factores relevantes.
Outros factores críticos foram também considerados:
Segurança dos trabalhadores
Ergonomia na utilização do equipamento
Eliminação de vapores perigosos
Minimização do impacto ambiental
Eficiência energética
Em suma, o objetivo era dispor de um equipamento que proporcionasse uma melhoraria à produtividade da fábrica e dispusesse dos últimos avanços tecnológicos.
A DENIOS desenvolveu e fabricou uma câmara térmica, com quatro compartimentos indenpendentes, com capacidade para 8 paletes americanas ou 8 IBCs de 1000 litros.
O aquecimento ocorre com de vapor de água a uma pressão de 6 bar e consegue-se que seja homogéneo nas substâncias pela recirculação de ar quente (convecção), ajudado pelo isolamento térmico integral da câmara. Para conseguir que as substâncias possam atingir até +70ºC, é possível chegar a uma temperatura de até +90ºC no interior de cada um dos compartimentos da câmara.
A temperatura de cada um dos 4 compartimentos independentes pode ser supervisionada e controlada de forma remota através de uma ligação ao centro de controlo da fábrica (recolha de parâmetros com sonda PT100 ligada a esse controlo central).
A câmara térmica está equipada com um bacia de retenção integrada para controlo de derrames e 4 portas batentes isoladas termicamente que podem ser utilizadas independentemente. Desta forma é diminuído o consumo de calefação e energia.
A câmara térmica da DENIOS oferece à CEPSA uma solução à medida das suas necessidades, para um aquecimento eficiente dos seus aditivos, ao mesmo tempo que os seus trabalhadores e o meio ambiente ficam perfeitamente protegidos.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!