DENIOS Portugal
Alameda da Empresa, nº 64
Candal Park – Fração AL-14
4400-133 Vila Nova de Gaia

Tel: +351 800 11 31 56 (gratuito)
Email: info@denios.pt
Web: denios.pt

Carregamento de baterias de lítio: uma grande responsabilidade.

Cada ano, as baterias de lítio são a causa de cerca de 6.000 incêndios na Alemanha, alguns dos quais com consequências trágicas e danos materiais consideráveis. A maioria destes acidentes deve-se a erros cometidos durante o processo de carregamento, o que leva a que hajam cada vez mais processos judiciais entre seguradores e segurados. Aprenda o que é considerado como um comportamento negligente do ponto de vista legal, e que precauções deve tomar no manuseamento de baterias de lítio.

Aumente a segurança na sua empresa e evite complicações perante a lei e a sua seguradora.

Maior risco de incêndio ao carregar baterias de lítio

Estatisticamente, durante o carregamento das baterias de lítio, o risco de incêndio aumenta, particularmente se a bateria for defeituosa. Os defeitos podem ser causados por danos mecânicos, devidos a uma queda, golpe ou esmagamento da bateria, ou devido ao armazenamento inadequado (stress térmico, exposição à humidade, descarga profunda).

No entanto, o carregamento de baterias em bom estado também pode correr mal no caso de sobretensão, de utilizar carregadores defeituosos ou não originais, ou se o tempo de carga for excessivo. A exposição das baterias a temperaturas muito elevadas também apresenta um potencial perigo. Existem, portanto, muitos pontos críticos a ter em conta e nos quais o utilizador pode falhar ao carregar uma bateria de lítio.

Simulação de incêndio: veja o que pode acontecer em caso de erros durante o carregamento!

Veja, neste vídeo, a rapidez com que se desenvolve um fogo de lítio. Esta simulação da DENIOS ilustra a sobrecarga de um módulo de lítio:

Montaram-se 12 células de bateria de lítio num módulo, o que corresponde aproximadamente a 2kW de potência (a bateria de um carro elétrico tem cerca de 100 kW). O módulo de lítio foi sujeito a uma sobretensão. Uma vez atingido um valor ligeiramente superior a 5V, ocorre uma reação química (termal runaway) em que cada célula começa a fumegar e pegar fogo. Uma medição da temperatura mostra aproximadamente 800 °C na bateria.

As suas 4 principais responsabilidades

Em disputas legais entre seguradoras e segurados, surge frequentemente a questão de saber se o utilizador agiu negligentemente ao utilizar a bateria de lítio, causando assim, culposamente, o incêndio. As empresas têm a responsabilidade de identificar, prevenir e mitigar os impactos das suas atividades sobre a saúde humana e o ambiente. Estas são as principais precauções a tomar com bateria de lítio, já que qualquer imprudência pode não só ser perigosa, como também considerada como negligência perante a lei:

1. CARREGAR AS BATERIAS DE LÍTIO COM A PROTECÇÃO CONTRA INCÊNDIOS ADEQUADA.

As baterias de lítio nunca devem ser carregadas perto de materiais ou objetos inflamáveis nem em locais onde podem ser expostas a altas temperaturas ou luz solar direta. Uma vez que o processo de carregamento gera, por si só, muito calor, nunca se deve cobrir as baterias de lítio durante a carga. É, portanto, especialmente importante evitar que o calor se acumule no compartimento ou armário onde se carregam diversos dispositivos ao mesmo tempo. Na prática, esta situação não é sempre fácil de evitar, principalmente se é necessário isolar os dispositivos durante o carregamento, por segurança ou para evitar roubos, acesso ou uso não autorizados.

Os armários e salas profissionais para carregamento de baterias com 90 minutos de proteção contra incêndios garantem o carregamento seguro das baterias de lítio. Ao contrário dos armários para materiais perigosos convencionais, os armários especiais para o carregamento de baterias de lítio não só devem oferecer 90 minutos de proteção contra incêndios desde o exterior, como também, desde o interior. A ventilação técnica, integrada, evita a acumulação de calor no interior do armário quando se carregam vários dispositivos ao mesmo tempo e, segundo o grau de segurança que se pretenda estabelecer, também existem armários de carga com sistema de extinção de incêndio.

Os armários para baterias de iões de lítio da DENIOS podem ser equipados com uma grande variedade de componentes de segurança, dependendo dos requisitos e necessidades da aplicação. Por exemplo, com tecnologia adicional de proteção e extinção de incêndios, paredes divisórias verticais F90 para armazenamento e carregamento separado ou com ventilação técnica com controlo de temperatura. Com o número crescente de baterias de lítio utilizadas, a gestão inteligente da carga está também a ganhar importância. Os processos de carregamento simultâneo não devem conduzir a uma sobrecarga da rede. Assim, se necessário, os fluxos de energia podem ser distribuídos na área de carga de acordo com as capacidades elétricas disponíveis.

2. CARREGAR BATERIAS DE LÍTIO APENAS SOB SUPERVISÃO OU MONITORIZAÇÃO

Por precaução e de acordo com as instruções de funcionamento dos fabricantes de baterias de lítio, o carregamento deveria ser sempre efetuado sob supervisão, de modo a atuar rapidamente em caso de complicações. Isto é, evidentemente, complicado de realizar nas empresas onde a supervisão pelo pessoal não é assegurada de forma contínua, principalmente durante períodos não-operacionais, tais como à noite ou aos fins de semana.

A tecnologia também desempenha um papel importante na monitorização dos processos de carregamento. Os armários de carga profissionais para baterias de lítio incorporam um sistema de sensores (deteção de fumo, alta temperatura) e emitem um alarme que é diretamente encaminhado para o sistema de controlo do edifício. Nos modelos com sistema de extinção de incêndio por aerossol integrado, este é automaticamente acionado quando a temperatura interior crítica é excedida. Com os acessórios adequados, podem ser definidos diferentes alarmes (p. ex. diferentes níveis de temperatura) e transmitidos diretamente para o seu smartphone através da rede móvel.

As salas de armazenamento e teste de baterias de lítio também podem ser equipadas individualmente com tecnologia de controlo e sensores de última geração para assegurar o registo contínuo de uma vasta gama de parâmetros. Numa emergência, os alarmes são emitidos automaticamente e os sistemas de bloqueio ou de extinção acionados.

3. SEGUIR AS INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA DO FABRICANTE

Os fabricantes de dispositivos elétricos, alimentados por baterias de lítio, incluem importantes indicações de segurança nos manuais de instruções de funcionamento. Em regra geral, recomendam carregar a bateria do aparelho fornecido com o seu carregador original, já que é o único perfeitamente compatível com a bateria instalada no dispositivo. A utilização de imitações é, portanto, desaconselhada.

Outras instruções dizem respeito, por exemplo, aos limites de temperatura à qual a bateria pode ser exposta e aos tempos máximos de carga, ou aos tempos de arrefecimento que devem ser respeitados após a utilização e antes do carregamento.

Assegure-se de seguir as especificações do fabricante e, se necessário, incorpore-as aos seus procedimentos operativos e instruções de trabalho.

4. CONHECER O ESTADO DA BATERIA

Não se deve carregar uma bateria de lítio sem antes saber os possíveis danos que possa ter sofrido, por exemplo, no caso de equipamento alugado ou adquirido em segunda mão ou de aparelhos utilizados por pessoas. Antes de cada carregamento, deve-se examinar visualmente a bateria quanto a danos externos (caixa rachada, amolgada ou inflada) e no caso de existirem, a bateria de lítio nunca deve ser ligada a um carregador. Os incidentes operacionais nos quais estão envolvidas baterias de lítio devem ser comunicados e a respetiva bateria inspecionada.

É recomendado registar estas precauções nos procedimentos operativos e instruções de trabalho e que os funcionários sejam formados e sensibilizados sobre o carregamento e manuseamento de baterias de lítio. Para evitar qualquer acidente, as empresas são responsáveis de garantir que todas as precauções mencionadas são tomadas.

Temos todo o gosto em aconselhá-lo!

Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente nas suas instalações, teremos todo o prazer em ajudá-lo e aconselhá-lo. Contacte-nos por telefone ou envie um email para info@denios.pt!

Aconselhamento especializado gratuito 800 11 31 46

Artigos relacionados

Póster

Detetar e manusear baterias defeituosas

Com a ajuda deste poster gratuito da DENIOS, pode verificar rapidamente se a sua bateria de lítio apresenta sinais concretos de estragos ou defeitos, e saber como pôr em pratica um plano de emergência para baterias de lítio defeituosas com conselhos práticos de especialistas.

Saber mais
Guia de seleção

Guia de seleção para caixas de armazenamento e transporte para baterias de lítio

Este guia de seleção gratuito da DENIOS oferece-lhe uma visão geral, dos critérios mais importantes ao seleccionar uma caixa de transporte ou de armazenamento para baterias de lítio, dos produtos disponíveis na gama DENIOS e da sua comparação em termos de funcionalidade, possíveis aplicações e certificações.

Saber mais
Artigo

Carregamento de baterias de lítio: uma grande responsabilidade.

Saiba que precauções deve tomar durante o carregamento de baterias de lítio para aumentar a segurança na sua empresa e evitar complicações desnecessárias com o seu seguro e perante a lei.

Saber mais
FAQ

Baterias de iões de lítio: perguntas frequentes

Tem perguntas sobre as baterias de lítio? Aqui estão as respostas! Para minimizar os riscos potenciais das baterias de lítio e estar perfeitamente preparado em caso de incêndio, a DENIOS responde aqui às perguntas mais frequentes dos clientes sobre o manuseamento de baterias de lítio.

Saber mais
Estudo de caso

Mobilidade elétrica: armazenamento seguro de baterias de lítio

A DENIOS foi encarregada de armazenar baterias de tração de lítio e células de bateria de lítio para o desenvolvimento elétrico e eletrónico no sector automóvel. O sistema instalado ao ar livre oferece aprovação geral das autoridades de construção, 90 minutos de proteção contra incêndios por dentro e por fora e equipamento personalizado.

Saber mais
Guia de produto

Baterias de lítio: Não corra riscos!

O manuseamento de baterias de lítio envolve perigos consideráveis. Quer pretenda armazenar, carregar e transportar baterias com segurança, ou precise de um ambiente para testes de stress, a DENIOS oferece a solução ideal.

Saber mais
Carregar mais artigos 6 de 7 artigos
i

A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.

Menu
Log In
O seu carrinhoAdicionar ao carrinho
Ir ao carrinho
Teremos todo o gosto em aconselhá-lo!

Telefone-nos ou preencha o formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.

De segunda a sexta das 8h às 17h