DENIOS Portugal
Alameda da Empresa, nº 64
Candal Park – Fração AL-14
4400-133 Vila Nova de Gaia

Tel: +351 800 11 31 56 (gratuito)
Email: info@denios.pt
Web: denios.pt

Contentores IBC: 16 perguntas para especialistas

Os IBCs são um dos tipos de contentores mais utilizados na indústria. A sua compra, uso e manutenção correta podem ter um impacto significativo na eficiência do seu negócio. No novo guia da DENIOS, os nossos especialistas respondem a 16 perguntas mais frequentes sobre IBCs.

Informação essencial sobre os contentores ibc

O que é um IBC?

IBC é a abreviatura de Intermediate Bulk Container (Contentor Intermediário para mercadorias a Granel), também conhecido por Grande recipiente para mercadorias a Granel (GRG), e refere-se aos grandes contentores ou cubas utilizados para armazenamento e transporte de líquidos. Os contentores IBC são amplamente utilizados na indústria porque oferecem muitas vantagens sobre outros formatos de contentores. Por exemplo, fazem muito bom uso do espaço: num contentor IBC pode-se armazenar um volume maior na mesma área do que em bidões.

O IBC standard consiste num tanque cúbicos envolto por uma grade ou estrutura tubular protetora. Na parte inferior, uma palete fixa facilita a deslocação do IBC com um porta-paletes ou empilhador.

De que tamanho são os IBCs?

Os IBCs variam no seu tamanho e capacidade que geralmente se situa entre os 600 e 1000 litros.

Dependendo do volume, as dimensões do IBC variam:

Volume (l) Comprimento (mm) Largura (mm) Atura (mm)
600 / 640 1200 800 1000
800 / 820 1200 1000 1000
1000 1200 1000 1160

Quanto pesa um IBC?

O peso de um IBC vazio depende de muitos fatores. Para além do tamanho ou capacidade, o material a partir do qual o IBC e a palete associada são feitos desempenha um papel importante. Por exemplo, um IBC com uma cuba de plástico de 1000 litros, estrutura tubular de aço e palete de plástico pesa cerca de 50 kg, enquanto um IBC inteiramente feito de aço inoxidável pode pesar 3 vezes mais. Na loja online da DENIOS, encontrará sempre o peso especificado na secção Dados técnicos de cada modelo.

Que se transporta e armazena num IBC?

Os recipientes clássicos do IBC são utilizados para armazenar e transportar substâncias líquidas (desde água a materiais perigosos). Em princípio, as substâncias fluidas a granel (que não sejam classificadas como mercadorias perigosas) tais como pó e granulados também podem ser transportadas em contentores IBC. No entanto, os contentores-silo, muitas vezes erroneamente designados como IBC, são normalmente mais adequados para tal.

Serve para substâncias perigosas?

Em princípio, os recipientes IBC são adequados para o transporte de líquidos perigosos e ao seu armazenamento sujeito ao cumprimento de outras leis e regulamentos específicos. É importante escolher um IBC feito de um material que seja resistente e adequado ao produto que contém. O transporte de mercadorias perigosas em estradas públicas, vias navegáveis interiores e por via ferroviária só é permitido em contentores IBC com aprovação da ONU.

Fazer a escolha certa

Que modelos de IBC estão disponíveis e onde adquiri-los?

Pode encomendar contentores IBC, facilmente, na loja online da DENIOS. Oferecemos uma gama abrangente para uma grande variedade de utilizações. Os nossos IBCs estão disponíveis com aberturas de enchimento NW 150, 225 e 400, e descarga NW 50 (2") e NW 80 (3").

Qual é o IBC que melhor se adapta às minhas necessidades?

Os recipientes IBC são extremamente versáteis e podem ser utilizados para uma vasta gama de aplicações. Os diferentes modelos diferem nas suas propriedades e equipamento. Os requisitos operacionais determinam a escolha do material, tamanho e palete do IBC.

Importante: se pretender transportar substâncias perigosas na via pública, é necessário um IBC com aprovação da ONU para o transporte de mercadorias perigosas.

Estes fatores influenciam a escolha do material do IBC:

  • Resistência à substância armazenada e, se necessário, aptidão para uso alimentício.
  • Requisitos de proteção contra explosões (por exemplo, IBC com material exterior antiestática).
  • Requisitos de protecção contra incêndios (por exemplo, IBC de aço inoxidável resistentes ao fogo durante 30 minutos).
  • Requisitos especiais devido a cargas mecânicas ou térmicas (por exemplo, IBC robusto em aço).

Estes factores influenciam a escolha do tamanho do IBC:

  • Capacidade (quantidade de material a armazenar e/ou transportar).
  • Espaço disponível.

Vantagens e desvantagens dos IBCs com paletes de madeira

Vantagens
Económicos
Desvantagens
Menos robustos e duráveis
Não aptos para requisitos especiais de higiene e substâncias perigosas (risco de absorção de materiais líquidos).
Difíceis de limpar

Vantagens e desvantagens dos IBCs com paletes de aço

Vantagens
Muito resistente e robusto, tanto sob cargas mecânicas como térmicas
Adequado para elevados padrões de higiene (indústria alimentar ou substâncias perigosas)
Fácil e rápido de limpar
Desvantagens
Risco de corrosão

Vantagens e desvantagens dos IBCs com paletes de plástico

Vantagens
Longa vida útil (muito durável)
Adequado para elevados padrões de higiene (indústria alimentar ou materiais perigosos)
Fácil e rápido de limpar
Desvantagens
Menos económicos (mas mais duráveis)

Vantagens e desvantagens dos IBCs com paletes de composite

Vantagens
Combina as vantagens de ambos os materiais (madeira e plástico)
As bases de plástico protegem contra a humidade e possível contaminação fúngica
Maior vida útil
Desvantagens
Maior peso neto

É recomendado comprar IBC usados?

Se alguma vez precisar de um recipiente IBC é possível que se faça esta pergunta: comprar novo ou usado? Um IBC reutilizado é particularmente económico e é amigo do ambiente já que reduz o uso de recursos naturais. A compra de um IBC recondicionado é, portanto, uma opção viável tanto para os particulares como para a indústria e comércios.

 

No entanto, se quiser comprar um contentor IBC usado, deve certificar-se de que ele foi recondicionado por profissionais. Muitas empresas limpam e reutilizam os IBC usados, o que não constitui um problema no caso de se reutilizarem para fornecer água de processo, por exemplo. No entanto, por razões de segurança, não se deve continuar a armazenar ou transportar substâncias perigosas num IBC usado sem garantir que esteja em perfeitas condições e totalmente estanque. Em caso de dúvidas, procure novos produtos ou compre um IBC recondicionado à DENIOS já que combinam as vantagens do recondicionamento e garantem o armazenamento e transporte de materiais perigosos com total segurança.

 

Nos IBC recondicionados da DENIOS, todas as peças e acessórios que entram em contacto com o produto são novos, por exemplo as tampas e torneiras, e podem, portanto, ser utilizadas com total segurança com substâncias perigosas. A grade metálica e a palete são reutilizadas depois de serem e limpas e testadas por profissionais.

Manipulação e transporte de IBC

A que altura podem ser empilhados os IBCs?

Se quiser empilhar cubas IBC, deve primeiro verificar se são adequados para este fim. É importante que o IBC tenha uma palete "nestable” especialmente concebidas para encaixar na parte superior da grade protetora e que proporciona estabilidade ao empilhar os contentores. Não é seguro empilhar IBCs danificados já que podem não fornecer apoio seguro. Como regra geral, só se devem empilhar IBCs com o mesmo design.

Os contentores de IBC nunca devem ser empilhados se:

  • Não têm uma palete "nestable" (encaixável)
  • Os IBCs têm diferentes designs
  • As cubas ou grades estão danificadas ou deformadas

A altura máxima de empilhamento depende, entre outras coisas, se quer armazenar (carga estática) ou transportar (carga dinâmica) os IBCs. Geralmente, pode-se empilhar um máximo de 4 contentores IBC. A altura permitida de empilhamento em movimento depende da densidade do conteúdo.

Condições Altura de empilhamento permitida
Carga estática (armazenamento de IBCs) Máximo 4
Carga dinámica (transporte), densidade do produto < 1,4 Máximo 2
Carga dinámica (transporte), densidade do produto > 1,4 Máximo 1
i

Atenção: Estas especificações são apenas exemplos e podem variar dependendo do fabricante do IBC! Verifique sempre as especificações do fabricante e/ou consulte o fabricante.

Com que acessórios se podem equipar os IBC?

Na loja online DENIOS encontrará uma vasta gama de acessórios para tornar o manuseamento do seu IBC ainda mais seguro e mais eficiente. Desde abridores até bombas e agitadores, passando por mantas de aquecimento, por exemplo, para proteger os produtos armazenados das geadas ou para as mantê-los a uma temperatura constante.

Qual é a melhor bomba para contentores IBC?

As bombas para contentores IBC não só devem encaixar na rosca da tampa, como também ter uma profundidade de imersão adequada e poderem fornecer o caudal de produto suficiente. Para assegurar eficiência e ergonómica, é recomendável utilizar bombas elétricas ou pneumáticas. As bombas manuais só são adequadas para extrair pequenas quantidades de produtos, de forma ocasional. Existem outros fatores que podem influenciar na hora de escolher a bomba ideal para um IBC. Saiba quais são no nosso guia especial.

Como deslocar corretamente os IBCs?

O transporte interno dos contentores IBC é relativamente simples já que estão diretamente colocados sobre uma palete e podem, portanto, ser transportados individualmente e em segurança com um porta-paletes ou um empilhador. Certificar-se de que o IBC não está danificado antes de o deslocar e de que todas as aberturas estão bem fechadas, já que o risco de fuga de material perigoso aumenta sempre se o IBC estiver a ser movimentado. Por precaução, mantenha sempre o equipamento de emergência à mão. Pode, por exemplo, transportar um kit de emergência móvel de absorventes industriais na empilhadora. Para assegurar-se de que tem tudo a postos, utilize a prática checklist da DENIOS para o transporte interno seguro de substâncias perigosas

O que deve ser observado no transporte de substâncias perigosas em contentores IBC na via pública?

Ao transportar contentores IBC em vias públicas, deve sempre assegurar-se de que a carga está acondicionada corretamente, já que, dependendo da densidade do líquido armazenado, pode não ser permitido empilhar os IBC. Se pretender transportar substâncias perigosas em contentores IBC na via pública, só poderá utilizar contentores com uma licença de transporte ADR. Além disso, acima de determinadas quantidades, o condutor precisa de uma licença de transporte de mercadorias perigosas. Certifique-se de que os IBCs estão corretamente identificados e etiquetados, de acordo com a legislação vigente. Para emergências, podem transporta-se kits móveis de absorventes industriais.

Cuidado: Prazo de validade limitado!

Os recipientes IBC de plástico podem ser utilizados para o transporte de mercadorias perigosas por estradas (ADR) durante um período máximo de 5 anos a partir da data de fabrico. Após dois anos e meio, é necessária uma primeira inspeção por uma empresa certificada. No caso de substâncias extremamente perigosas, pode ser prescrito um período de utilização mais curto.

São também exigidos testes ADR para IBCs de aço inoxidável cada 2,5 anos. Contudo, ao contrário dos IBCs de plástico, não existe um prazo de validade para a sua utilização. Os testes ADR devem ser documentados na etiqueta de cada IBC.

Armazenamento de substâncias perigosas em contentores IBC

Que leis se aplicam ao armazenamento de substâncias perigosas em contentores IBC?

Na legislação sobre substâncias perigosas, o contentor IBC é chamado "recipiente portátil" (recipiente que não é construído ou instalado de forma permanente, mas que é transportável). Para armazenar substâncias perigosas em contentores IBC deve, portanto, cumprir os requisitosdas normas relativas ao armazenamento de substâncias perigosas em contentores portáteis.

Como armazenar substâncias perigosas em IBCs com total segurança??

Para o armazenamento seguro de substâncias perigosas em IBCs, é necessária uma bacia de retenção para possíveis derrames e gotejamentos acidentais. Deste modo, também garante que nenhuma substância perigosa escape para o ambiente durante os processos de enchimento e trasfega. Na loja online DENIOS encontrará a maior seleção de produtos do mundo para o armazenamento de substâncias perigosas com IBCs:

Bacias de retenção para IBCs

As bacias de retenção ou contenção são essenciais para o armazenamento seguro de substâncias perigosas.

Ir ás Bacias de retenção para IBCs

Estantes para substâncias perigosas

As estantes para substâncias perigosas permitem colocar até 6 IBCs em vários níveis de armazenamento.

Ir às Estantes para IBCs

Depósitos para IBCs

Os depósitos para material perigosos permitem armazenar 1 ou 2 IBCs. A grande vantagem é que se podem fechar à chave e são adequados para o exterior.

Ir aos Depósitos para IBCs

Contentores modulares para IBCs

Os armazéns modulares para materiais perigosos da DENIOS permitem guardar até 18 IBCs, em segurança, com ou sem proteção contra incêndios. Também oferecemos soluções personalizadas para maiores necessidades de espaço.

Ir aos Contentores para IBCs

Como se devem etiquetar os IBCs com substâncias perigosas?

A identificação dos contentores IBC contendo substâncias perigosas deve ser claramente visível e legível de acordo com o Regulamento CRE e com as marcações apropriadas na parte da frente e de trás do contentor. A rotulagem é extremamente importante para identificar cada substância presente nas instalações e conhecer o seu manuseamento correto. A etiqueta do IBC deve incluir:

  • Nome da substância ou mistura
  • Pictogramas acompanhados por palavras-sinal
  • Advertências de perigo (H)
  • Recomendações de prudência (P)
  • Dados sobre o fabricante, importador e fornecedor
Temos todo o gosto em aconselhá-lo!

Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente nas suas instalações, teremos todo o prazer em ajudá-lo e aconselhá-lo. Contacte-nos por telefone ou envie um email para info@denios.pt!

Aconselhamento especializado gratuito 800 11 31 46

Artigos relacionados

Póster

Detetar e manusear baterias defeituosas

Com a ajuda deste poster gratuito da DENIOS, pode verificar rapidamente se a sua bateria de lítio apresenta sinais concretos de estragos ou defeitos, e saber como pôr em pratica um plano de emergência para baterias de lítio defeituosas com conselhos práticos de especialistas.

Saber mais
FAQ

Contentores IBC: 16 perguntas para especialistas

Os IBCs são um dos tipos de contentores mais utilizados na indústria. A sua compra, uso e manutenção correta podem ter um impacto significativo na eficiência do seu negócio. No novo guia da DENIOS, os nossos especialistas respondem a 16 perguntas mais frequentes sobre IBCs.

Saber mais
FAQ

Baterias de iões de lítio: perguntas frequentes

Tem perguntas sobre as baterias de lítio? Aqui estão as respostas! Para minimizar os riscos potenciais das baterias de lítio e estar perfeitamente preparado em caso de incêndio, a DENIOS responde aqui às perguntas mais frequentes dos clientes sobre o manuseamento de baterias de lítio.

Saber mais
Guia de produto

Os profissionais da higiene confiam no aço inoxidável

Seja na indústria farmacêutica ou alimentar e bebidas, onde quer que prevaleçam elevados padrões de higiene, o aço inoxidável tem provado ser a melhor escolha. Para além de versátil, o aço inoxidável cumpre todos os requisitos importantes de higiene e funcionalidade nas tarefas quotidianas. A extensa gama de produtos da DENIOS oferece-lhe inúmeras soluções feitas neste material. Veja aqui os nossos produtos mais vendidos!

Saber mais
Guia de produto

Baterias de lítio: Não corra riscos!

O manuseamento de baterias de lítio envolve perigos consideráveis. Quer pretenda armazenar, carregar e transportar baterias com segurança, ou precise de um ambiente para testes de stress, a DENIOS oferece a solução ideal.

Saber mais
Guia

Normas básicas de armazenamento de substâncias químicas

Para além dos riscos associados aos produtos químicos de forma individual, a mistura acidental de diferentes produtos pode desencadear reações químicas muito perigosas. Para evitar acidentes no armazenamento de produtos químicos, é necessário tomar determinadas precauções e aplicar medidas de segurança. Aqui pode encontrar um resumo das normas mais importantes com respeito a recipientes para produtos químicos.

Saber mais
Carregar mais artigos 6 de 7 artigos
i

A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.

Menu
Log In
O seu carrinhoAdicionar ao carrinho
Ir ao carrinho
Teremos todo o gosto em aconselhá-lo!

Telefone-nos ou preencha o formulário e entraremos em contacto consigo o mais rapidamente possível.

De segunda a sexta das 8h às 17h