Os sistemas de extração capturam partículas suspensas e gases no seu ponto de origem antes de que se dispersem no ar e entrem no campo respiratório dos trabalhadores. No entanto, estes sistemas diferem em eficácia devido aos diferentes tipos de design. Neste artigo, explicamos a base legal para a captação de substâncias perigosas no local de trabalho, apresentamos o princípio STOP e também discutimos as vantagens e desvantagens dos diferentes sistemas de extração disponíveis.
Este artigo técnico da DENIOS, sobre a eficácia dos sistemas de extração de ar, foi publicado na revista especializada Chemietechnik.
Na maioria dos setores industriais e públicos, os trabalhadores realizam tarefas que envolvem substâncias perigosas. Sem uma deteção efetiva dos contaminantes, essas substâncias, especialmente vapores, névoas e poeiras, podem espalhar-se pelo ambiente através do ar e ser inaladas, o que pode causar danos graves à saúde.
O Regime Jurídico da Promoção da Segurança e Saúde no Trabalho (Lei nº 102/2009) estabelece a obrigação do empregador de identificar os perigos no local de trabalho e adotar as medidas de proteção adequadas.
A legislação também define os limites de exposição permitidos para diferentes substâncias químicas no ambiente de trabalho e as obrigações dos empregadores para garantir a saúde e segurança dos seus trabalhadores.
A legislação europeia em matéria de segurança e saúde no trabalho estabelece uma "hierarquia" de medidas para prevenir ou reduzir a exposição dos trabalhadores a substâncias perigosas, conhecida como o princípio "STOP":
S - Substituição (ou eliminação)
T - medidas Técnicas
O - medidas Organizativas
P - medidas de Proteção pessoal
Se não for possível eliminar ou substituir a substância ou processo perigoso, devem ser adotadas medidas técnicas ou organizacionais para reduzir a exposição, como confinamento ou isolamento da operação e soluções técnicas para minimizar a concentração na área de exposição, entre outras, sistemas de extração e ventilação. Também podem ser implementadas medidas organizacionais para reduzir o número de trabalhadores expostos. Caso essas medidas não sejam viáveis, é necessário utilizar equipamento de proteção individual adequado.
A eficiência dos sistemas de extração varia devido a diferentes tipos de design e construção. No entanto, apenas se consegue alcançar a eficiência necessária com a combinação de diferentes medidas. Por exemplo, um sistema de extração só pode ser considerado uma medida técnica de proteção se for complementado por uma medida organizacional, como a realização periodica de manutenção.
No caso de extração localizada no ponto de origem, como por exemplo, por meio de um braço de extração, a presença de substâncias perigosas no ar da área de trabalho é reduzida, mas não eliminada completamente. Medidas adicionais devem ser adotadas para cumprir os limites de exposição profissional.
Uma hote é um sistema altamente eficaz de extração que garante, no mínimo, a conformidade com os limites de exposição profissional. A eficácia desse sistema deve ser comprovada por meio de medições, por exemplo. A capela garante a retenção das emissões, porém restringe a área de trabalho.
As mesas de trabalho VARIO-Flow com tecnologia de extração são um sistema altamente eficaz para controle de emissões. As emissões são capturadas pelo ar de alimentação e transportadas pelo sistema de extração, garantindo uma área de trabalho frontal totalmente aberta e desimpedida.
As mesas de trabalho com extração técnica VARIO-Flow da DENIOS são especialmente projetadas para atividades que envolvem substâncias químicas capazes de liberar vapores ou poeiras perigosas no ar. Com a interação perfeitamente coordenada do ar de entrada e saída (princípio push-pull), é garantida uma contenção eficaz e segura dessas substâncias. Além de atender aos valores limite prescritos para o local de trabalho, essas mesas protegem eficientemente os trabalhadores contra o contato e a inalação de substâncias prejudiciais à saúde.
A mesa VARIO-Flow utiliza um ventilador radial para aspirar e introduzir o ar ambiente circundante por meio da abertura frontal. Esse ar é injetado a partir da parte superior e inferior frontal da mesa, através da estrutura tubular de alumínio equipada com tubos eyectores inclinados a 45° para dentro. Essa configuração gera cortinas de ar fresco direcionado, que arrastam partículas e vapores perigosos em direção à parede defletora traseira. Em seguida, o ar é extraído do sistema por meio de um sistema de extração que segue o princípio "push-pull". As mesas de trabalho VARIO-Flow devem ser conectadas a um sistema de extração adequado para garantir a eficácia da operação. Além disso, o sistema de controlo integrado garante a segurança da operação.
A mesa de trabalho VARIO-Flow está disponível em 27 tamanhos diferentes, com várias dimensões, e possui 3 versões ATEX. Pode ser colocada sobre uma superfície existente ou instalada de forma modular. Para isso, estão disponíveis diversas superfícies de trabalho, conexões a redes, uma estrutura base e armários inferiores. Nos armários, as substâncias perigosas podem ser armazenadas com segurança diretamente no local de trabalho. Também é possível versões personalizadas, por exemplo, com balança ou lavatório.
As mesas de trabalho com substâncias perigosas VARIO-Flow da DENIOS são altamente eficazes para garantir que nenhum vapor, gás ou partícula em suspensão contamine o ar que os trabalhadores respiram. A sua eficácia destas mesas é comprovada por meio de testes reconhecidos e validados.
As mesas de trabalho com extração VARIO-Flow estão homologadas de acordo com a norma EN 14175-3, cumprindo assim os requisitos das diretrizes laboratoriais e regulamentos relacionados ao trabalho com substâncias perigosas.
A medição gravimétrica da concentração de partículas suspensas comprova que as mesas de trabalho VARIO-Flow da DENIOS garantem uma excelente capacidade de extração em aplicações com pó.
Os testes realizados verificam o nível de proteção microbiológica exigido pela norma EN 12469 para as mesas de trabalho com extração VARIO-Flow.
Se tem uma aplicação especial e não tem a certeza se ela pode ser realizada em mesas de trabalho com tecnologia de extração VARIO-Flow, teremos todo o gosto em oferecer-lhe um assessoramento personalizado.
A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!