de acordo com a ISO 14001
Toda empresa que utilize, processe ou armazene substâncias perigosas deve contar com um plano de emergência para derrames. Um plano bem estruturado não só protege os colaboradores e o meio ambiente, mas também assegura o cumprimento da normativa ISO 14001. A seguir, apresentamos um plano de emergência em 10 passos que o guiará de maneira segura e sistematizada através do processo de limpeza de derrames.
Antes de agir, é fundamental fazer as seguintes perguntas:
Que quantidade de líquido foi derramado?
Que tipo de líquido foi derramado?
Quais são as características do líquido derramado?
Onde está a fuga?
Avalie o derrame identificando o tipo de líquido e a quantidade potencial de derrame. Informe, se necessário, os bombeiros, a proteção civil e o pessoal auxiliar. Lembre-se: a sua segurança é sempre a prioridade.
Selecione e coloque o equipamento de proteção individual (EPI) adequado. Consulte as fichas de dados de segurança ou as instruções de uso, se necessário. Importante: Não tente abordar o derrame sem o equipamento de proteção adequado.
Pare o derrame na sua origem. Preste especial atenção para evitar que as substâncias entrem em esgotos e solos permeáveis. Utilize chouriços absorventes, barreiras de óleo e obturadores para conter a fuga de líquido.
Balize a zona afetada para evitar que as pessoas entrem acidentalmente em contacto com o derrame ou o espalhem com os seus pés ou veículos industriais. Utilize sinalização adequada para indicar o perigo.
Com a situação sob controlo, tome medidas adicionais para eliminar o líquido derramado de maneira segura e eficaz.
Utilize panos absorventes e almofadas DENSORB para absorver o líquido delimitado. Certifique-se de que todo o líquido derramado seja completamente absorvido.
Verifique se restam resíduos do derrame. Descontamine a área e o pessoal envolvido, se necessário. Utilize os produtos e procedimentos de limpeza adequados.
Gestione os absorventes utilizados conforme a normativa aplicável. Consulte o seu gestor de resíduos para obter informações detalhadas sobre o procedimento correto. Use recipientes ASP para a recolha provisória de absorventes embebidos.
Documente o incidente e as ações realizadas num relatório detalhado. Informe os colaboradores envolvidos, a direção e, se necessário, as autoridades. Este relatório ajudará a aprender com a experiência e a prevenir futuras emergências.
Reponha os kits de emergência DENSORB e substitua os EPIs usados, barreiras, bidões de recuperação e qualquer outro equipamento utilizado durante a emergência.
Aviso: O plano de emergência descrito é uma recomendação geral. É crucial criar um plano de emergência personalizado conforme as condições específicas da sua empresa e os produtos que manuseia.
Imprima este póster gratuito da DENIOS para conhecer:
Como abordar e limpar derrames de substâncias perigosas com segurança
As 10 medidas de emergência com base na norma ISO 14001 e 10 conselhos úteis para a sua avaliação de risco
A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.
Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!