DENIOS SLU - SUCURSAL EM PORTUGAL
Alameda da Empresa, nº 64
Candal Park – Fração AL-14
4400-133 Vila Nova de Gaia

Tel: +351 800 11 31 56 (gratuito)
Email: info@denios.pt
Web: denios.pt

Sinalização de segurança: Indispensável em todas as empresas

A sinalização de segurança é fundamental para garantir a proteção no local de trabalho, embora possa ser uma tarefa complexa. Esta sinalização alerta sobre potenciais perigos, indica comportamentos proibidos ou obrigatórios, e pode evitar acidentes – desde que todos compreendam o significado dos símbolos. A seguir, apresentamos a definição e o significado dos sinais de segurança, respostas às perguntas mais frequentes, uma compilação de todos os pictogramas comuns e as melhores práticas para a utilização de sinais de segurança em ambientes de trabalho e áreas públicas.

Significado dos sinais de segurança

O que é um sinal de segurança?

Os sinais de segurança são pictogramas que transmitem informações essenciais tanto a trabalhadores como a visitantes de empresas e edifícios públicos, utilizando símbolos compreensíveis e autoexplicativos. Indicam perigos, garantem a segurança e fornecem instruções de ação, sinalizando os riscos específicos no local de trabalho e destacando as indicações ou obrigações a serem seguidas.

Significado dos sinais de segurança

Os sinais de segurança são fundamentais para prevenir acidentes de trabalho e doenças profissionais, assegurando a integridade física e a saúde dos trabalhadores. A sinalização de segurança desempenha um papel particularmente importante no domínio da segurança no trabalho e da prevenção de acidentes, uma vez que ajuda a evitar acidentes ou danos para a saúde. Além disso, as regras e normas vinculativas asseguram que a rotulagem pode ser efectuada de forma uniforme e conforme na empresa e que a saúde e a segurança no trabalho estão sempre garantidas de forma fiável.

Legislação relacionada

A norma ISO 7010 é uma norma internacional que descreve os sinais de segurança usados em locais de trabalho e em outras áreas onde a segurança das pessoas pode ser comprometida. O objetivo da ISO 7010 de estandarizar os sinais de segurança de forma a facilitar a compreensão e a comunicação de informações de segurança. Apenas as etiquetas GHS (Globally Harmonised System) cumprem a rotulagem clara atualmente exigida por lei e estão em conformidade com as normas internacionais.

Quando é obrigatórioa a sinalização de segurança?

Os sinais de segurança devem ser utilizados no local de trabalho para garantir que os requisitos, proibições e outras instruções relevantes para a segurança sejam sempre observados e cumpridos. Contudo, a sinalização de perigo e aviso deve ser utilizada apenas quando não existirem outras medidas de segurança mais adequadas disponíveis. As barreiras físicas, proteções e outras medidas de segurança devem ser mantidas e usadas como a primeira linha de defesa. A sinalização de segurança serve para complementar essas medidas, reforçando a consciencialização sobre os riscos presentes.

Que sinais de segurança utilizar no local de trabalho?

Para saber que símbolos que devem estar presentes no seu local de trabalho, é necessário efetuar uma avaliação exaustiva dos riscos. As avaliações devem ser efectuadas para cada posto de trabalho e local de trabalho para garantir que reconhece todos os potenciais perigos. Quando tiver esta informação, saberá onde os seus empregados precisam de ser alertados para a segurança.

Dos sinais de proibição aos pictogramas para substâncias perigosas

Sinais de proibição

Os sinais de proibição são utilizados nas empresas para proteger os trabalhadores ou outras pessoas de acidentes de trabalho nas instalações da empresa e para evitar comportamentos que possam causar perigo. Os sinais de proibição corretamente instalados aumentam a segurança no trabalho na empresa.

Significado Forma e cor
Os sinais de proibição indicam proibições ou restrições Tem uma forma circular com um rebordo vermelho e uma barra transversal vermelha.

Sinais de obrigação

Proteja a sua empresa e as suas instalações de forma profissional com sinais obrigatórios para uma maior segurança no trabalho. A sinalização obrigatória fornece rapidamente as informações e instruções necessárias para máquinas em produção, áreas limpas na indústria alimentar, veículos a motor, estaleiros de construção e muitas outras áreas de trabalho onde é necessário garantir o cumprimento das normas de segurança.

Significado Forma e cor
Os sinais obrigatórios indicam o comportamento exigido Tem uma forma circular e um fundo azul

Sinais de aviso

Os sinais de aviso aumentam a consciencialização e alertam para potenciais perigos e obstáculos. Devem ser claramente visíveis nos pontos de perigo para evitar acidentes graves e tempos de paragem dispendiosos. Os autocolantes ou sinais de aviso são adequados para etiquetar instalações e linhas de produção, bem como em armazéns, oficinas ou laboratórios. Os sinais de aviso podem ser combinados com textos curtos para uma melhor compreensão.

Significado Forma e cor
Os sinais de aviso indicam possíveis perigos Triângulo equilátero com um fundo amarelo e uma margem preta

Sinais de evacuação

Os caminhos de evacuação e as saídas de emergência devem estar claramente assinalados e ser facilmente reconhecíveis e visíveis mesmo no escuro. Pode utilizar sinais de evacuação para se orientar rapidamente em caso de emergência. Entre outras coisas, os sinais fotoluminescentes são adequados para marcar os caminhos de evacuação, mostrando aos empregados e visitantes um caminho de fuga seguro em caso de emergência. Os sinais para instalações de emergência importantes, como “Telefone de emergência” ou “Desfibrilhador”, também fazem parte da sinalética de salvamento.

Significado Forma e cor
Os sinais de evacuação indicam o caminho para as equipas ou instalações de salvamento. Quadrado com fundo verde

Sinais de proteção contra incêndios

A sinalização de segurança contra incêndios é uma medida essencial para garantir um comportamento correto em caso de incêndio. Afinal de contas, cada segundo conta em caso de incêndio: a sinalização de segurança contra incêndios pode muitas vezes ser a diferença entre a vida e a morte. Implementar eficazmente a proteção operacional contra incêndios e etiquetar equipamentos importantes como extintores, portas corta-fogo, alarmes de incêndio, etc. para aumentar a segurança na sua empresa.

Significado Forma e cor
Os sinais de segurança contra incêndios informam sobre as ajudas e o comportamento em caso de incêndio Forma quadrada com um fundo vermelho e um rebordo branco.

Pictogramas de substâncias perigosas

O regulamento GHS estipula a rotulagem de substâncias perigosas com símbolos normalizados na Europa. A rotulagem de substâncias perigosas é exigida em todos os locais de trabalho onde são produzidas, armazenadas, transportadas e utilizadas substâncias perigosas. Os produtos químicos e substâncias inflamáveis, tóxicos, corrosivos ou nocivos são rotulados com sinais, etiquetas ou símbolos de substâncias perigosas que indicam o perigo.

Significado Forma e cor
Rotulagem e classificação de substâncias e produtos químicos perigosos Tem a forma de um losango com um rebordo vermelho e um símbolo preto sobre um fundo branco.

Colocación de las señales de seguridad y su visibilidad

Para garantir a maior segurança possível durante a operação, não é apenas crucial selecionar o símbolo de ponto de perigo correto, mas também o tamanho do sinal. Isto depende das condições locais: são obtidas diferentes distâncias de reconhecimento consoante o espaço e as condições de iluminação. A visibilidade óptima é alcançada quando a forma, a cor, o tamanho e o símbolo são claramente visíveis. Em condições de luminosidade variáveis, assegure-se de que as placas estão permanentemente iluminadas, quer sejam reflectoras ou fluorescentes.

Fácil de lembrar: quanto maior for a distância a partir da qual deve ser reconhecido, maior deve ser o tamanho do símbolo.

Para além do tamanho adequado, é necessário garantir que as chapas de matrícula fiquem sempre descobertas e, portanto, visíveis: a sujidade, a neve ou os veículos/equipamentos devem ser imediatamente removidos.

Boas práticas para a utilização de sinalização de segurança em locais de trabalho e áreas públicas

Em seguida, encontrará procedimentos recomendados e conselhos para a utilização de sinais de segurança em ambientes de trabalho e áreas públicas.

1
Mudança de localização

Ao fim de algum tempo, os trabalhadores ficam tão familiarizados com os sinais de segurança que só os vêem em segundo plano. Para evitar que isso aconteça, os especialistas em segurança recomendam que se altere a localização dos sinais de vez em quando, para que a mensagem de segurança permaneça em primeiro plano.

2
Evitar a acumulação

Mantenha a simplicidade, distribuindo a sinalética de forma inteligente numa área e evitando aglomerados de sinais. Demasiados sinais empilhados sobrecarregarão os funcionários com informações e farão com que seja menos provável que prestem atenção.

3
Cursos de formação regulares

Realize regularmente acções de formação de atualização para garantir que todos os empregados estão familiarizados com os símbolos e o seu significado. Lembre-se que os sinais de segurança só funcionam se todos os compreenderem.

4
Comunicação de incidentes

Os incidentes menores relacionados com a segurança são frequentemente mal documentados ou não são documentados de todo. Deve comunicar qualquer incidente para aumentar a probabilidade de evitar a origem do erro no futuro.

5
Verificar sistematicamente a existência de perigos

As avaliações periódicas dos riscos são essenciais para a segurança no trabalho. Servem para verificar quais os perigos associados a uma determinada atividade na empresa.

Temos todo o gosto em aconselhá-lo!

Seja por telefone, e-mail ou pessoalmente nas suas instalações, teremos todo o prazer em ajudá-lo e aconselhá-lo. Contacte-nos por telefone ou envie um email para info@denios.pt!

Aconselhamento especializado gratuito 800 11 31 46

Conteúdo relacionado

A carregar…
i

A informação especializada presente neste site foi reunida e incluída cuidadosamente e de acordo com os nossos conhecimentos e convicções. Porém, a DENIOS Portugal não pode assumir qualquer tipo de garantia ou responsabilidade, seja contratual, extracontratual ou de qualquer outro tipo, pela atualidade, integridade e exatidão, nem perante o leitor nem perante terceiros. A utilização da informação e do conteúdo para fins próprios ou de terceiros é, portanto, de sua exclusiva responsabilidade. De qualquer forma, respeite sempre a legislação local vigente.

Menu
Log In
O seu carrinhoAdicionar ao carrinho
Ir ao carrinho
Teremos todo o gosto em aconselhá-lo!

Ligue-nos ou escreva-nos para info@denios.pt e teremos todo o gosto em ajudá-lo!

De segunda a sexta das 8h às 17h